Eis a pergunta que jornalistas brasileiros, eu entre eles, mais ouviram desde que, por volta de meio-dia, o maior jogador de futebol de todos os tempos anunciou sua ausência da cerimônia de abertura da Olimpíada.
A notícia, claro, se espalhou na velocidade espantosa que as informações hoje se espalham, ainda mais em um ambiente com milhares de jornalistas. As barreiras do idioma provocavam ruídos, então o zumzumzum seguiu até quase o começo da festa. O medo de que a saúde fosse o motivo se tornou combustível potente de boatos, já que Pelé alegou problemas físicos, leia-se dificuldades sérias para caminhar. Só assim para algo tão óbvio não acontecer: o brasileiro mais popular do planeta, fora da celebração.
– Ele não vem? Como assim "não vem"? – era uma das variações da mesma pergunta em vários idiomas.
Leia mais:
Guga deve acender pira olímpica dos Jogos Rio 2016 nesta sexta
FOTOS: celebridades nos bastidores da abertura da Olimpíada
Bolt não participará da cerimônia de abertura da Olimpíada
Se havia alguma dúvida sobre quem, de fato, deveria acender a pira com o fogo olímpico, a surpresa mundial com o anúncio de Pelé a dissipou. Boa parte das 75 mil pessoas presentes ao Maracanã queriam vê-lo. Elas e os 3 bilhões de telespectadores do Big Brother Rio-2016, graças ao show de imagens da TV.
Um exemplo, apenas um, porém emblemático, é Xingying Tao. Ela é repórter do jornal impresso Xinimin, de Shangai. A cara de espanto dela, imediatamente olhando seus companheiros na fila de acesso ao Maracanã, quando dei a notícia, nem poderia ser um resumo do tamanho de Pelé.
Aos 23 anos, Xingyng não lembrava de Gustavo Kuerten, por exemplo, que naquele momento surgia como maior candidato a honraria. Mas Pelé, esse sim, a chinesa de inglês fluente sabia muito bem quem era.
Mesmo sem nunca ter participado de uma Olimpíada, Pelé vinha emocionando o país dando uma importância aos Jogos que normalmente os jogadores de hoje não conferem. Até mandou uma mensagem gravada para a CBF, em vídeo, emocionado, pedindo a seleção brasileira a medalha de ouro de presente, já que este foi o único título que não veio. Ficou para a próxima.
*ZHESPORTES