Os nadadores norte-americanos Gunnar Bentz e Jack Conger – Impedidos de embarcar para os Estados Unidos – se calaram ao serem levados à delegacia do Galeão para prestar depoimento na noite de quarta-feira. Orientados por um advogado, não disseram nada sobre um suposto assalto que teriam sofrido os também nadadores e compatriotas Ryan Locthe e James Feigen.
Após quase 4 horas na delegacia, Gunnar Bentz e Jack Conger foram liberados no início da madrugada desta quinta, por volta de 1h20, e se hospedaram em um hotel próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.
Bentz e Conger chegaram a entrar no avião para voltar aos EUA, mas foram retirados por policiais civis e agentes da Polícia Federal. Pouco antes, a Justiça mandou apreender o passaporte dos dois, para que prestassem depoimento, como testemunhas, sobre um assalto que Ryan Locthe e James Feigen disseram ter sofrido na madrugada de domingo, ao sair de uma festa na Lagoa.
Leia mais:
Nadadores americanos são impedidos de embarcar pela polícia no RJ
Dirigente irlandês do COI é preso no Rio por venda ilegal de ingressos
Após assalto a americanos, Austrália proíbe atletas de andar à noite no Rio
Os atletas disseram ter sido assaltados depois de saírem de uma festa na Casa da França, no Jardim Botânico. Lochte relatou que o grupo estava em um táxi quando foi parado por bandidos armados com falsas pistolas e distintivos da polícia. Conforme o jornal O Globo, ele teria afirmado à polícia que estava bêbado a ponto de não lembrar da cor do táxi. Na versão de Feigen, eles teriam sido rendidos por um homem em um veículo branco, de modelo antigo.
Então, a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) apura se pode ter havido uma falsa comunicação de assalto por parte dos nadadores americanos. As dúvidas foram levantadas por um vídeo a respeito do suposto assalto que teriam sofrido.
Um vídeo obtido pelo jornal britânico Daily Mail levanta dúvidas sobre a ocorrência dos fatos, ao mostrar os atletas chegando à Vila Olímpica em um horário e com uma atitude que diferem muito dos depoimentos prestados.
Na gravação, é possível ver os quatro atletas chegando normalmente à Vila Olímpica, sem sinais visíveis de que teriam acabado de passar por uma experiência traumática. Como mostram as imagens, os nadadores passam por um raio x, tirando o que parecem ser carteiras e celulares de seus bolsos. Em um momento, Lochte brinca com o colega, batendo sua credencial olímpica nele.
* Com informações de agências