Menos imponência, mais descontração. A cerimônia de encerramento da Olimpíada 2016 mostrou, de acordo com a imprensa internacional, a face festiva do Rio de Janeiro para marcar o fim dos Jogos. O samba, a música brasileira e as atrações japonesas na passagem da bandeira olímpica a Tóquio foram os principais destaques do evento deste domingo.
"Super Mario e samba", disse o jornal britânico The Guardian, ressaltando que a cerimônia contou, "apropriadamente, em meio à chuva e aos fogos de artifício com uma festa altamente celebreatória". A publicação lembrou também da frase do presidente do COI, Thomas Bach, que disse que "a Cidade Maravilhosa organizou Jogos maravilhosos". O Guardian também percebeu os espaços nas arquibancadas do Maracanã.
Leia mais:
Tóquio 2020 se apresenta ao mundo com primeiro-ministro como Mario Bros
Relembre quem são os brasileiros que conquistaram medalha nesta Olimpíada
Sede da próxima Olimpíada, Japão não deixa nada para depois
O New York Times afirmou que o "espírito do Carnaval" fez a Olimpíada funcionar. "Foi um grande final, que trouxe o espírito do Rio. Os cortes (no orçamento) por vezes fizeram com que os Jogos parecessem ser organizados no fio da navalha. Mas o espírito do Carnaval está aqui".
Já o El País, da Espanha, comparou a parte brasileira com o trecho japonês da festa, dizendo que a apresentação de Tóquio, com suas "luzes, tecnologia e coreografias milimétricas", em nada lembrou a celebração carioca. O jornal também ressaltou a realização dos primeiros Jogos na América do Sul.
Da mesma forma, o Olé, da Argentina, destacou a "linda cerimônia" da primeira Olimpíada no continente. "O Rio demonstrou que pode fazer. Desde a cerimônia inaugural até a festa desta noite, o mundo do esporte viveu momentos felizes, outros nem tanto. A festa teve muito de carioca, e o carnaval que levam no seu DNA completou a cor e o ritmo da festa", disse o jornal.
O L'Équipe, da França, ressaltou o aspecto de Carnaval e o colorido da festa, destacando também a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com a sua roupa de Super Mario na cerimônia.