Nem todo mundo terá a oportunidade de viajar ao Rio para os Jogos Olímpicos, mas isso não impedirá que os fanáticos por esportes acompanhem em tempo real tudo o que acontecerá nas arenas cariocas. A cobertura televisiva da Olimpíada será gigantesca: as 306 provas das 42 modalidades esportivas serão assistidas por 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, conforme as estimativas do Comitê Rio 2016. Nos 17 dias de competição, serão 20 mil profissionais de televisão trabalhando nos Jogos Olímpicos para produzir mais de 7 mil horas de programação. No Brasil, três emissoras da TV aberta e quatro do sinal fechado irão transmitir as disputas de medalhas que ocorrerão do dia 5 a 21 de agosto, além da exibição ao vivo em seus portais – como é o caso da SporTV.
Saiba mais sobre a cobertura televisiva brasileira:
TV ABERTA
RBS TV
Exibirá cerca de 10 horas diárias de conteúdo olímpico. Consequentemente, isso irá impactar em sua programação: por causa das transmissões na manhã, tarde e noite (horário nobre), haverá modificações diárias na grade, que irá se adaptar de acordo com o andamento da competição.
Leia mais
CBF divulga lista final da seleção olímpica
Voluntárias são furtadas durante ensaio para abertura dos Jogos no Maracanã
GRÁFICO: veja quem são os brasileiros classificados e os critérios para garantir vagas no Rio 2016
Na primeira semana, a emissora prevê que o Encontro seja o programa âncora das manhãs de segunda a sexta, costurando a programação olímpica. À tarde, a novela Malhação não será exibida, assim como Vídeo show e Sessão da Tarde em alguns dias.
No dia 5 de agosto, a novela das 21h, Velho Chico, não será exibida por conta da transmissão da cerimônia de abertura da Olimpíada.
Os principais telejornais da emissora serão transmitidos no Parque Olímpico – desde o Bom Dia Brasil até o Jornal da Globo, incluindo também o Fantástico. A partir de agosto, o programa Balada Olímpica será diário.
A emissora também oferecerá um segundo canal exclusivo para a transmissão dos Jogos Olímpicos no Globo Play (plataforma de vídeo on demand) e no globoesporte.com.
Band
O canal dedicará 14 horas diárias à Olimpíada. Haverá transmissões em tempo real na web, pelo portal da emissora, e também pelo app do canal para smartphone. A Band contará com uma equipe de 40 comentaristas, entre os quais estarão atletas como os medalhistas olímpicos do vôlei Marcelo Negrão e Virna.
Record e Record News
A Record terá aproximadamente 135 horas de programação dedicadas à Olimpíada, sendo cerca de 10 horas diárias. Todos os jornais terão blocos especiais sobre os jogos. A Record News também será um canal dedicado aos jogos, com cobertura de cerca de 20 horas, diariamente.
TV PAGA
Sportv
A cobertura televisiva da SporTV será plena: 100% das competições de classificações às medalhas serão transmitidas. A emissora irá disponibilizar 16 canais em HD para transmitir os Jogos. Além disso, haverá outros 40 sinais ao vivo na internet, totalizando 56 opções para os assinantes acompanharem a Olimpíada. Entre os 110 comentaristas que a emissora anunciou para Rio 2016 estão nomes internacionais consagrados como a ginasta romena Nádia Comaneci e o nadador norte-americano Mark Spitz.
ESPN
Em seus três canais, a emissora irá transmitir 700 horas de cobertura olímpica e contará com mais de 50 comentaristas olímpicos, nas mais diversas modalidades. No Rio, mais de 500 profissionais da ESPN de todo o mundo estarão reunidos para o evento, sendo que a equipe brasileira será encarregada de prestar suporte para as equipes internacionais da emissora.
BandSports
Durante a Olimpíada, apenas 30 minutos da programação diária da emissora não serão dedicadas aos Jogos. O canal Bandsports ocupará 23 horas e meia de sua grade com o evento: jornais diários, boletins, competições ao vivo e, na madrugada, reprises. Enquanto a Band terá prioridade em eventos como de grande apelo popular – como futebol e vôlei –, a Bandsports irá focar em modalidades como atletismo, natação e judô.
FOX Sports
Os dois canais canais da emissora terão 24 horas de programação olímpica. Além das transmissões ao vivo, reprises e análises, a Fox Sports terá como atração em sua cobertura três integrantes do grupo Porta dos Fundos: Antônio Tabet, Gabriel Totoro e Rafael Portugal. Eles terão uma faixa horária diária dentro do canal, nas transmissões esportivas, abertura e encerramento dos Jogos.