A equipe de levantamento de peso da Rússia está impedida de competir nos Jogos Olímpicos do Rio por uso de doping, informou nesta sexta a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF, na sigla em inglês). "A integridade do esporte de levantamento de peso tem sido seriamente manchado pelos russos em diversas ocasiões e níveis. Portanto, uma punição apropriada foi aplicada, a fim de preservar o status do esporte", disse a Federação, em um comunicado.
Segundo a entidade, competidores russos estavam em um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) que expôs evidências de fraude.
Leia mais:
Isinbaeva confirma que não estará no Rio: "Milagre não aconteceu"
Por doping, três ciclistas russos são excluídos dos Jogos Rio 2016
Federação de levantamento de peso relata 11 casos de doping, sendo quatro russos
O escândalo de doping generalizado que envolveu atletas e governo russo teve mais um novo capítulo na última quarta-feira, quando a IWF divulgou um comunicado em seu site oficial relatando 11 casos de doping, sendo que quatro são atletas russos. A entidade reanalisou amostras de atletas que disputaram os Jogos de Londres 2012.
Três dos atletas russos flagrados foram medalhistas e nomes importantes na modalidade: Alexsandr Ivanov e Svetlana Tsarukaieva conquistaram prata em Londres, enquanto Nataliya Zabolotnaya foi prata em Atenas 2004. Todos foram pegos por uso da substância anabolizante deidroclormetiltestosterona.
Confira os russos pegos no antidoping do levantamento de peso:
Nataliya Zabolotnaya
Svetlana Tzarukaeva
Alexsandr Ivanov
Andrey Demanov