A tarde dos nadadores franceses na Capital passou longe da tensão que se imagina haver às vésperas de uma Olimpíada. Depois do treino da manhã, na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União (GNU), alguns atletas, preparadores e dirigentes esticaram uma caminhada pelo Shopping Moinhos ou andaram pelas imediações do Hotel Sheraton, onde estão hospedados, para conhecer o bairro.
Leia mais:
Equipe de natação da França chega a Porto Alegre
Franceses terão esquema especial de segurança
"Pessoas agradáveis", dizem atletas sobre Capital
Saindo em trios ou em pequenos grupos e sem se afastar do hotel – como foram orientados por Polícia Federal, Brigada Militar e as forças de segurança da própria delegação – e com fardamento de passeio da seleção que disputará a Olimpíada Rio 2016, os atletas lancharam no shopping, olharam vitrines e, com cortesia, posaram para as fotos de curiosos.
Por volta das 17h, alguns nadadores começaram a se dirigir para o GNU para os trabalhos da tarde. Pela manhã, o treinamento havia sido na banheira de gelo, na academia de ginástica reservada exclusivamente aos franceses e nas piscinas de 25 metros e 50 metros com água aquecida.
À tarde, teriam treinado os fundistas – que se preparam para provas como o revezamento 4x200m e nado livre de 1.500m. A programação previa uma terceira sessão para atletas de provar curtas, como os 50 metros livres, na piscina olímpica coberta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (das 21h às 23h), para onde se dirigiriam em um micro-ônibus.
Diferente do dia anterior, quando o deslocamento até o GNU foi acompanhado por policiais à paisana, nesta terça-feira o vaivém dos atletas do hotel até o local de treinamento teve como cenário pelo menos uma dezena de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar ao longo do trajeto de duas quadras.
Uma escolta fortemente armada permanece 24 horas em frente ao Sheraton – por considerar os franceses potenciais alvos de terroristas, a BM envolveu seu serviço de inteligência e montou um esquema especial de policiamento. A delegação se despede de Porto Alegre no dia 2 de agosto, e vai direto para o Rio.