Nesta semana tivemos a notícia dos nossos adversários nos Jogos do Rio. As meninas, teoricamente, pegaram uma chave classificatória mais fácil, pois todas as equipes classificadas passaram pelos seus torneios e desafios, portanto estão muito aptas a uma competição tão importante como a nossa Olimpíada.
Argentina, Japão, Coreia, Camarões e Rússia serão, com certeza, uma ótima preparação para a fase final, lembrando que das seis equipes da chave, classificam-se quatro, e o cruzamento será do primeiro contra o quarto e segundo contra terceiro, saindo assim os finalistas.
Leia mais:
André Baibich: 20 anos do desempenho heroico do Brasil em Atlanta
Dos brasileiros garantidos na Olimpíada, um a cada quatro é militar
Para minimizar pressão, Magnano diz: "O basquete não acaba nos Jogos Olímpicos"
José Roberto Guimarães, técnico da nossa equipe, já anunciou que todo cuidado é pouco em uma competição de extrema importância! Conhecendo Zé, ele já está sem dormir, calculando e estudando formas e estratégias contra as adversárias... E é essa entrega que sempre admirei no seu trabalho. Estuda cada detalhe dos adversários, qual a sua melhor jogada e quando irão receber estas bolas, normalmente em final de set. Excelente sorte, meninas!
Pelo lado dos guris, ficou um pouco diferente: pedreira, pedreira e mais pedreira. Itália, França, EUA, Canadá e México estão na chave dos meninos, mas confesso que gostei de pegar equipes mais fortes no início do campeonato. Acredito que nos treinamentos, hoje, a equipe já está pensando diferente e a preparação toma rumos de extrema concentração, pois ninguém imagina a equipe brasileira fora da fase final olímpica.
Claro que não é garantido chegar a uma final pegando adversários fortes no início, mas isso dará um lastro de segurança e confiança para chegarmos na fase final bem mais preparados nos cruzamentos decisivos. Estes também não serão diferentes, mas em se tratando de uma Olimpíada teremos jogos emocionantes e, para quem gosta do vôlei bem jogado e bem disputado, será um banquete de jogadas da melhor qualidade.
Uma certeza nós teremos: garra e determinação não irão faltar, levando como sempre a história vitoriosa deste tão amado e apaixonante esporte.
Saudações Olímpicas.
*ZHESPORTES