O Grêmio Náutico União apresentou, na manhã desta quarta-feira, a delegação que irá aos Jogos do Rio de Janeiro. A previsão é de sete a nove atletas (olímpicos e paraolímpicos) e 18 colaboradores, entre técnicos, árbitros e voluntários. Esta é a maior delegação que o clube já encaminhou para uma Olimpíada. Desde 1960, nas últimas 14 edições dos Jogos, o União teve representantes em 11.
Para 2016, estão confirmados: Guilherme Toldo (esgrima), Graciele Herrmann (natação), André Pereira (conquistou índice na natação, mas depende da confirmação da equipe do revezamento 4x200 masculino), Jovane Guissone (esgrima paraolímpica), Willian Giaretton (remo) e Xavier Maggi (remo). Já Eliane Sampaio (ginástica rítmica) e Luiza Oliano (judô paraolímpico) dependem de convocação, mas a tendência é que estejam presentes.
Leia mais:
Wianey Olímpico: talento de NBA e altura de um gigante
Murray seguirá Djokovic e Federer e ficará fora da Vila Olímpica
Lutadora do UFC recusa convite para conduzir tocha olímpica
No café da manhã desta quarta, alguns dos atletas não puderam marcar presença devido aos treinamentos fora do país. Quem representou o clube, como a nadadora Graciele Herrmann, destacou a satisfação de participar de sua segunda Olimpíada:
- É um orgulho fazer parte da seleção brasileira. São oito anos de união e a segunda olimpíada. É sinal de que o trabalho deu certo. Eu vejo hoje que aqui é o melhor lugar. Estou muito feliz - destacou Graci.
- Vou participar da minha primeira olimpíada. É uma expectativa muito grande representar as cores do clube, do Rio Grande do Sul do Brasil. O clube sempre me deu um apoio muito grande. Vamos para cima - completou André Pereira.
O clube também receberá, na sede da Quintino Bocaiúva, a seleção francesa de natação para o período de aclimatação dos europeus no Brasil, entre julho e agosto.
*ZHESPORTES