No último final de semana foi realizado o Open de Atletismo Paraolímpico, último evento do calendário Aquece Rio. A competição no Estádio Olímpico marcou o fim dos testes a menos de três meses para os Jogos. Foram quase dois anos de preparação com 44 eventos de modalidades olímpicas e paraolímpicas sendo realizados no Rio de Janeiro entre agosto de 2014 e maio de 2016.
Os palcos das competições, que receberam cerca de 7 mil atletas no total, foram alvos de críticas e elogios. O Estádio Olímpico, por exemplo, teve a pista e o campo bem avaliados pelos competidores, mas deixou a desejar na área de aquecimento, ainda não finalizada. O período até o início da Olimpíada servirá para os ajustes finais nos locais de provas.
Leia mais:
Luiz Zini Pires: agrônoma gaúcha comanda troca da grama do Maracanã da Olimpíada
Inauguração de centro paraolímpico em São Paulo termina em saia justa entre autoridades
– Tivemos problemas, sim, mas que acabaram nos ajudando. Tomo o BMX como exemplo. A equipe operacional reagiu rapidamente e, em 12 horas, entregamos a pista em condições para os atletas. Nosso objetivo é entregar um serviço com o nível de exigência de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos – avalia Agberto Guimarães, diretor executivo de Esportes do Comitê Organizador Rio 2016.
AS AVALIAÇÕES
Relembre algumas impressões sobre as instalações durante os eventos-testes de 2016
Estádio Olímpico - Atletismo, Atletismo Paraolímpico e Futebol
Pista de atletismo e campo elogiados pelos competidores. Área de aquecimento e estruturas internas sem acabamento.
Estádio Aquático Olímpico - Natação, Natação Paraolímpica e Polo Aquático
Atletas reclamaram do calor por falta de ventilação interna e a inexistência de cobertura na piscina de aquecimento, que fica na parte externa.
Centro Aquático Maria Lenk - Nado sincronizado e Saltos Ornamentais
Reformado, o Centro agradou atletas e torcedores.
Arena Olímpica do Rio - Ginástica
Apesar da preocupação com quedas de energia, Federação Internacional de Ginástica aprovou o local.
Estádio de Deodoro - Pentatlo Moderno e Rúgbi
Após ajustes, foi aprovado nas competições de Rúgbi e Pentatlo Moderno. Ainda falta instalação dos assentos nas arquibancadas.
Arena do Futuro - Handebol e Goalball
Após reclamações de mau cheiro durante competição de handebol, o local foi totalmente aprovado no evento-teste seguinte.
Centro Olímpico de Tiro - Tiro Esportivo
Federação Internacional cobrou melhorias do estande de finais de carabina e pistola, mas aprovou o complexo.
Campo Olímpico de Golfe - Golfe
Uma das obras mais polêmicas, o campo de golfe, construído em área de preservação ambiental, foi elogiado pelos competidores.
Arena Carioca 3 - Esgrima
Foi 100% aprovada e chamou atenção pela beleza das estruturas.
Arena Carioca 1 - Basquete, Halterofilismo, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Judô, Taekwondo e Rúgbi em cadeiras de rodas
Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, criticou a falta de segurança no local das provas da modalidade.