A russa Tatyana Lysenko, atual campeã olímpica do lançamento de martelo, foi suspensa de forma provisória por doping, informou nesta terça-feira, a Federação Internacional de Atletismo sem fornecer detalhes sobre a substância e data que o exame foi feito.
De acordo com a imprensa russa, Lysenko, de 32 anos, teria sido flagrada em novas análises de amostras colhidas em 2005, durante o Mundial de Helsinque.
Leia mais:
Nadal deseja ser o porta-bandeira da Espanha nos Jogos Olímpicos
Com Fabíola na lista, Zé Roberto convoca seleção para jogos antes da Olimpíada
Antes do Maria Lenk, Cielo mostra evolução e fica a um centésimo de índice olímpico
– A IAAF pode confirmar que Tatanya Beloborodova (Lysenko) foi suspensa de forma provisória. Como em todos os casos de doping em curso, a IAAF não fará nenhum outro comentário até o conclusão do processo – explicou um porta-voz da entidade.
Além da medalha de ouro conquistada em Londres, a atleta russa também ostenta o bicampeonato mundial de 2011 e 2013. No Mundial de 2005, em Helsinque, ela ficou com a prata, depois da desclassificação por doping da compatriota Olga Kuzenkova.
A própria Lysenko já havia sido suspensa por dois anos, depois de ter sido flagrada em maio de 2007 por uso de um bloqueador de hormônios. Por conta do gancho, ela ficou fora do Mundial de 2007, em Osaka, e dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
A Rússia está no olho do furacão desde novembro, quando um relatório bombástico da Agência Mundial Antidoping (Wada) revelou práticas de "doping organizado" envolvendo até os mais altos escalões do Estado.
Seguindo a recomendação da Wada, a IAAF baniu o país de todas as competições de atletismo, colocando em risco sua participação na modalidade nos Jogos do Rio 2016.
*AFP