Principal nome da seleção brasileira de levantamento de peso, Fernando Reis levou um susto neste domingo, durante disputa da categoria +105kg em evento-teste na Arena Carioca 1. O paulistano de 26 anos e 154 quilos lesionou o cotovelo direito ao tentar erguer 200kg. Mas nada que ameace sua participação na Olimpíada e o sonho de ser o primeiro brasileiro a subir ao pódio na modalidade na história dos Jogos.
O levantamento de peso tem pouca visibilidade no Brasil, as competições não são transmitidas na TV, por exemplo. Competir em casa nos Jogos, com um ampla cobertura da imprensa, é uma motivação a mais para você e seus colegas?Ah, com certeza. Vai ser uma janela muito importante para mostrar a modalidade, que vem crescendo muito no Brasil. Temos cada vez mais adeptos treinando e fazendo levantamento de peso, não só para competição, mas também para a saúde.
Leia mais
Fernando Reis não preocupa após lesão no evento-teste do levantamento de peso
Principal destaque do levantamento de peso brasileiro sofre lesão em evento-teste
Desafio da força: conheça o levantamento de peso olímpico e saiba onde praticar na Capital
Qual é o teu objetivo na Olimpíada?
O meu objetivo é pegar uma medalha. Estou entre os 10 melhores do ranking mundial. No ano passado, no Mundial, eu dei uma escorregada e não consegui a medalha.
Você é um atleta que disputa a categoria de maior peso da modalidade. Você está liberado para comer o quiser?
Não tenho restrições alimentares, pelo contrário, preciso comer muito para manter o meu peso. São de 9 mil a 11 mil calorias por dia. Mas é claro que eu opto por uma alimentação mais saudável. Como arroz, feijão, bife, batata, só que em quantidade alta. Numa refeição, como quatro ou cinco bifes, até me sentir satisfeito. Mas, muitas vezes, até mais do que me satisfaz, como por obrigação mesmo.
*ZHESPORTES