Se você ver um homem andando com uma armadura por aí, não se surpreenda. Há grandes chances de ser um goleiro de hóquei sobre grama. Os jogadores que ficam nas metas precisam de muita proteção: desde os pés e as canelas, passando pelo tronco e até órgão genital. Em Porto Alegre, existe uma turma que pratica o esporte olímpico no Parque Gigante.
São 11 jogadores para cada lado. Existem várias semelhanças com o futebol: dribles, passes e pênalti. A diferença é que os jogadores utilizam um taco para conduzir a bola. A equipe vencedora é aquela que marcar mais gols durante os quatro períodos de 15 minutos.
Leia mais
O desafio das piscinas: conheça o polo aquático e saiba onde praticar na Capital
Sem reservas e até com chuva: conheça o vôlei de praia e saiba onde praticar na Capital
Movimentos velozes e inteligentes: conheça a esgrima e saiba onde praticar na Capital
Para balançar as redes, é preciso estar dentro de um semicírculo traçado a um raio de 14,63m do centro da linha de fundo. Caso esteja fora da área, não é validado o gol. As faltas são marcadas quando a bola toca no pé de algum jogador ou quando ocorre um contato indevido (como empurrões).
As faltas não intencionais dentro da área são punidas com corner curto, quando a bola sai da linha de fundo e é rolada para a entrada da área. O jogador faz o domínio e a bola precisa voltar a entrar na área para ser validado o gol. As substituições são ilimitadas.
A bola é feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160 gramas e tem 23 centímetros de circunferência. O taco é de fibra de carbono, kevlar e fibra de vidro, pesa entre 350 e 700 gramas e não pode ultrapassar cinco centrímetros de diâmetro
– Tem o lado curvo e o reto do taco. No hóquei sobre a grama, diferentemente do gelo, você não pode bater com os dois lados na bolinha, somente com o lado chato. Por isso, tem que ter habilidade e treinar bastante, para girar bem o punho e não deixar a bolinha bater no lado errado – explica Gabriel Reis Machado, jogador da equipe Província de São Pedro Hóquei Clube.
Saiba onde praticar na Capital:
Parque Gigante - Av. Edvaldo Pereira Paiva - Praia de Belas, Porto Alegre
Contato: Leonardo Ruda, presidente do Província de São Pedro Hóquei Clube - (51) 8668-4147
*ZHESPORTES