Com Bruno Fratus praticamente garantido nos Jogos Rio 2016, a disputa direta de Cielo passa a ser com outro nadador. Ítalo Manzine é o nome que desponta como principal adversário do campeão olímpico e mundial por um lugar na Olimpíada. O jovem mineiro de 23 anos, que fez seu melhor tempo no Brasileiro Open, pretende diminuir a marca de 22s08 e ser o segundo nadador brasileiro na prova dos 50m livre.
Como você avalia o resultado do último final de semana no GP de Orlando?
O resultado foi bacana. Esta foi a primeira competição que nadei oficialmente este ano, então foi bom para dar um estímulo e entrar no ritmo. O tempo foi melhor do que eu estava esperando, tinha projetado 22s44 e acabei nadando 22s28, o que confirma que ainda estou na briga por esta vaga olímpica dos 50m livre, que é bem disputada.
Leia mais:
Débora Pradella: 35 dias para Cielo
Como está a preparação para o Troféu Maria Lenk e a expectativa para confirmar uma possível vaga na Olimpíada?
A gente vem trabalhando bastante, porque tem muita gente boa nos 50m, como o Cesar (Cielo) e o Bruno (Fratus). O treinamento está a mil para poder confirmar a vaga. Estou acertando os detalhes. Sei que dá para melhorar bastante, fazer uma marca mais forte do que eu havia feito no Open e não deixar chance para os outros.
Você espera baixar o seu melhor tempo de 22s08? Qual índice espera bater?
Estou com tempo de 21s60 na cabeça. Acho que é uma marca bem forte e expressiva, e talvez seja o tempo que leve segunda vaga para a Olimpíada.
Você já declarou que Cielo e Fratus são referências no esporte para você. Como é estar competindo diretamente com estes dois nadadores por uma vaga olímpica? O que isso representa para sua carreira?
Representa muito. Quando fui para o Pinheiros, eu nadei com o Fratus e ele me ensinou muita coisa, e aqui no Minas me encontrei com o Cesar que também me ensinou bastante. Tenho muita amizade com os dois, mas na hora da competição é rivalidade e vou dar meu melhor.