Campeão parapan-americano de halterofilismo em Toronto 2015, o atleta Joseano dos Santos Felipe faleceu na noite desta quarta-feira vítima de uma parada cardíaca. Aos 42 anos, o paraibano radicado em Natal disputava uma vaga nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e tinha acabado de conquistar o título da Copa do Mundo da modalidade, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, ele também quebrou o recorde das Américas da categoria até 107kg.
Débora Pradella: zika vírus é só mais uma das preocupações relacionadas à Olimpíada do Rio
Nascido na cidade de Tacima, na Paraíba, Joseano dos Santos Felipe atuava como policial militar em Natal, no Rio Grande do Norte. Era membro do Batalhão de Operações Especiais (Bope) quando uma operação mudou completamente sua vida.
Em novembro de 2000, aos 27 anos, o policial de 1,90m trabalhava para tentar impedir a fuga de Valdetário Carneiro, criminoso famoso no Nordeste, do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN). Durante a ação, Joseano foi alvejado em uma troca de tiros e ficou paraplégico, encerrando seus dias como membro do Bope.
Japão e Coreia do Sul garantem vaga nos Jogos do Rio 2016 no futebol masculino
Joseano Felipe treinava diariamente com o filho, Felipe Michel, estudante de educação física. A parceria profissional entre eles começou em 2014 e trouxe motivação e bons resultados, entre eles o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.
Sarah Menezes e Eric Takabatake levam o ouro no Grand Prix de judô de Havana
O Ministério do Esporte divulgou nota de pesar do ministro George Hilton pela morte de Joseano. Leia a íntegra:
Lamento profundamente a morte do campeão parapan-americano de halterofilismo Joseano dos Santos Felipe, que aos 42 anos disputava uma vaga nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Foi com extremo pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso querido atleta na manhã desta quarta-feira (28.01).
Trata-se de uma perda dolorosa para a comunidade esportiva brasileira. Não só pelo que fez no passado recente - ele acabara de conquistar o título da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. Mas, sobretudo, pelo que faria no futuro, nos Jogos Paraolímpicos do Rio, quando tinha tudo para se consagrar como medalhista paraolímpico e, assim, encorajar outros brasileiros a seguir seu exemplo e sua vivência no esporte.
Em nome do Ministério do Esporte, manifesto meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares e amigos de Joseano.
O esporte do Brasil está de luto.
Comitê Olímpico russo suspende quatro atletas acusadas de doping
*ZHESPORTES
Luto
Joseano Felipe, brasileiro campeão no Parapan de Toronto, morre aos 42 anos
O brasileiro foi medalhista de ouro no halterofilismo e buscava vaga aos Jogos Paraolímpicos
GZH faz parte do The Trust Project