Único campeão olímpico do Brasil no hipismo, Rodrigo Pessoa está perto de atingir outra marca histórica. Em 2016, o cavaleiro deverá se tornar o brasileiro com maior número de participações nos Jogos. Desde que estreou em Olimpíadas aos 19 anos em Barcelona 1992, Pessoa não deixou de marcar presença no evento. Ao lado do velejador Torben Grael e do mesatenista Hugo Hoyama, integra um seleto grupo de brasileiros que estiveram em seis edições da competição.
Oficialmente, Pessoa ainda não está confirmado na equipe de quatro cavaleiros e um reserva que competirá no Rio no ano que vem. Mas é improvável que o atual quarto melhor brasileiro do ranking mundial fique de fora da disputa. A convocação será feita com base em desempenhos recentes, no entanto a Confederação Brasileira de Hipismo admite que dificilmente abrirá mão da experiência do atleta que conquistou o ouro na prova individual de salto em Atenas 2004 (Pessoa tem ainda dois bronzes por equipes, em Atlanta 1996 e Sidney 2000).
Em São Paulo para participar até domingo do Concurso de Saltos Internacional Indoor da Hípica Paulista, Pessoa desconversa sobre a proximidade do feito histórico, assim como evita falar sobre a possibilidade de atingir o recorde absoluto de 10 participações nos Jogos do cavaleiro canadense Ian Millar, que caminha para sua 11ª Olimpíada em 2016.
- O mais importante é focar a preparação para chegar bem ao Rio no ano que vem.
Corra para carregar a tocha
A seleção de brasileiros que conduzirão a tocha olímpica em 2016 está chegando ao fim. Veja como fazer parte do revezamento nas campanhas do Comitê Organizador dos Jogos e de patrocinadores oficiais.
Nissan
A montadora pede relatos de candidatos que a ajudaram a transformar a sua comunidade ou a vida de pessoas ao seu redor. As inscrições pelo site quemseatreve.com.br podem ser feitas até 14 de outubro.
Bradesco
Para ser escolhido, é preciso ter "transformado a vida das pessoas". Os candidatos precisam ser indicados por alguém - vale ajuda de amigos e familiares - pelo revezamentobra.com.br. A campanha vai até 15 de outubro.
Rio 2016
O Comitê Organizador também está aberto a indicações de pessoas que "fazem o Brasil acontecer". As inscrições por ser feitas pelo rio2016.com/revezamento-da-tocha até 15 de outubro.
Coca-Cola
A campanha da gigante de refrigerantes termina no dia 25. Os candidatos precisam "inspirar um movimento que espalhe a felicidade". Vale texto, foto ou vídeo, que devem ser inscritos pelo site issoeouro.cocacola.com.br.
*ZHESPORTES