Fabiana Murer encerra a temporada de 2015 com boas notícias. No Meeting de Zagreb, na Croácia, realizado nesta semana, a brasileira do salto com vara venceu a prova com 4m50cm, recorde do campeonato. A saltadora, de 34 anos, termina o ano como vice-campeã mundial, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e dona da segunda melhor marca do mundo: 4m85cm, igualando seu melhor salto da carreira.
Esta é a décima temporada consecutiva que Fabiana termina entre as 10 melhores no ranking mundial do salto com vara. Agora, ela retorna ao Brasil para um período de férias antes de retomar os trabalhos com foco voltado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
- Eu vejo que todo mundo da minha geração está parando, só estamos eu, a Jennifer (Suhr, campeã olímpica) e a Martina (Strutz, prata no Mundial de Daegu 2011). A Holly Bradshaw (saltadora britânica) tem 10 anos a menos do que eu. Vejo novas atletas vindo, uma nova geração, e fico contente por me manter em alto nível por todos esses anos - avalia Fabiana.
O técnico Elson Miranda, que acompanha Fabiana desde 1997, quando ela fez o teste para a escolinha de atletismo em Campinas, parabeniza a saltadora pela marca conquistada.
- Estou muito orgulhoso da Fabiana, de poder treiná-la. Ela continua no alto nível, batalhando muito. E que carreira, não? Em meio aos altos e baixos, ela se mantém. Nesse ponto, a Fabiana é uma unanimidade: é a atleta que mais tempo compete em alto nível - elogia.
*ZHESPORTES