A Marina da Glória dá início neste sábado ao seu segundo evento-teste para os Jogos Rio 2016. Após a primeira Regata Internacional de Vela, realizada em agosto de 2014 - competição que inaugurou o Aquece Rio, programa de eventos-teste do Rio 2016 -, a Marina receberá uma nova edição do torneio.
Nalbert sobre o vôlei: "A crise ficou para trás"
A vela se torna, assim, o único esporte Olímpico que será submetido a duas provas preparatórias para os Jogos, com nova avaliação das condições de regata da Baía de Guanabara.
- A saúde e o bem-estar dos atletas são prioridades dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estamos trabalhando para assegurar que a água nas raias de competição esteja dentro dos limites de qualidade aceitos internacionalmente e pela legislação brasileira. Acompanhamos o monitoramento da qualidade de água feito pelos órgãos ambientais competentes e compartilhamos os resultados com as federações esportivas, atletas, comissões técnicas e com o Comitê Olímpico Internacional - explica Tania Braga, gerente-geral de Sustentabilidade do Comitê Rio 2016.
Nuzman mostra contrariedade ao ser questionado sobre poluição das águas no Rio
Imagens: Divulgação/Rio 2016
A segunda regata internacional seguirá até o dia 22 e irá superar a primeira em diversos aspectos. Serão 344 atletas (contra 326 da competição de 2014) de 55 países (contra 35). Entre os velejadores, estarão cerca de 30 medalhistas olímpicos, como o brasileiro Robert Scheidt e o australiano Mathew Belcher - que, junto com Will Ryan, venceu a Regata em 2014 na classe 470.
Comitê negocia com prefeituras que podem receber tocha olímpica Rio 2016
O foco do teste também será bem mais amplo desta vez. Enquanto em 2014 foram avaliados a área e o gerenciamento de competição, agora, além deles, serão postos à prova o sistema de resultado, o exame de doping e a atuação de 121 oficiais técnicos nacionais. Haverá, ainda, uma nova raia de competição - próxima à Ilha Pai, em frente à orla de Itaipu, em Niterói -, somando-se às outras cinco já existentes - Copacabana, Niterói, Escola Naval, Ponte Rio-Niterói e Pão de Açúcar (esta última, a raia principal, onde ocorrerão as regatas de disputas de medalhas).
A inclusão da raia atende a um pedido da Federação Internacional de Vela para dar mais flexibilidade à prova e analisar alternativas, antes de se definir o percurso oficial do torneio nos Jogos Olímpicos. O número de classes, contudo, permanece em 10, as mesmas que serão disputadas no Rio 2016.
Escolhidos os primeiros condutores da tocha olímpica Rio 2016
Os eventos-teste tendem a indicar os atletas com boas chances de medalha no torneio Olímpico. O mês de agosto acumula seis eventos-teste para os Jogos Rio 2016. Já foram realizados o de triatlo, no Forte de Copacabana; o de remo, no Estádio da Lagoa; e o de hipismo, em Deodoro. Após o início da vela, acontecem ainda uma prova de ciclismo de estrada, no dia 16; e de maratonas aquáticas, nos dias 22 e 23.
*ZHESPORTES
Mais uma prova
Marina da Glória recebe segundo evento-teste da vela para os Jogos Rio 2016
A nova edição da Regata Internacional reunirá cerca de 30 medalhistas Olímpicos
GZH faz parte do The Trust Project