Depois de 237 partidas, 165 times e mais de 6,5 mil atletas envolvidos, a segunda edição da Copa RS de Futebol Amador definiu os campeões das três categorias em decisões realizadas no estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí, no domingo (1º). Organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer do Estado, o torneio é considerado o maior de equipes de futebol do Rio Grande do Sul, movimentando a economia e o lazer de 82 municípios. Os vencedores foram EC Barnabé - Gravataí (Master); GE São Pedrense - São Pedro do Sul (Livre); Caponense FC - Capão da Canoa (Veterano).
A primeira decisão foi válida pela categoria Master, para jogadores acima de 50 anos, uma das novidades desta edição. O Esporte Clube Barnabé, de Gravataí, venceu o Carrossel, de Caxias do Sul, por 4 a 0 e conquistou o título.
Depois, às 13h, foi a vez da categoria Livre, para os jogadores acima de 18 anos. O grande destaque ficou por conta da arbitragem. Com duas finais de Copa do Brasil no currículo, o catarinense Braulio Machado da Silva, árbitro Fifa, apitou o duelo entre Vila Nova, de Taquara, e São Pedrense, de São Pedro do Sul. O time do São Pedrense venceu por 1 a 0, levantando a taça.
Encerrando o dia, a categoria Veterano, para atletas a partir de 40 anos, definiu seu campeão após a partida entre Caponense, de Capão da Canoa, e Respeito e Igualdade, de Torres. No tempo normal, houve empate em 2 a 2. A decisão por pênaltis foi longa e emocionante, terminando em 9 a 8 para o Caponense, campeão da Copa RS.
Presente nas finais, o secretário do Esporte e Lazer do RS, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, valorizou a competição:
— A Copa RS já é um patrimônio esportivo do nosso Estado, promovendo a integração entre as regiões e movimentando a economia nos locais dos jogos. O domingo foi emocionante no Estádio Vieirão, com arquibancadas cheias e a valorização do esporte gaúcho.
Confira os resultados
Categoria Master
EC Barnabé 4x0 Carrosel
Categoria Livre
Vila Nova 0x1 GE São Pedrense
Categoria Veterano
Caponense FC (9) 2x2 (8) Respeito e Igualdade de Torres