A Polícia Civil de São Paulo apreendeu 30 toneladas de creatina da empresa Soldiers, dos influenciadores Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, conhecidos como "Rei" e "Rainha da Creatina".
A polícia investiga se há irregularidades na produção dos suplementos, que está na lista de produtos aprovados pela Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).
Na quarta-feira (27), a Folha de S.Paulo informou que o centro de distribuição dos produtos e uma unidade de manipulação e envasamento de creatina, utilizados pela empresa, foram interditados pela Vigilância Sanitária por falta de licenças adequadas para funcionamento.
O primeiro seria um galpão destinado a depósito de móveis, mas vinha sendo usado na estocagem dos alimentos. No segundo, os responsáveis não tinham licença sanitária para fabricação de suplementos e o endereço não constava nos rótulos da marca, informação obrigatória.
O que diz a Soldiers
Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a Soldiers criticou a abertura da investigação que, segundo ela, ocorreu sem uma justificativa plausível. Afirmou, ainda, que os locais lacrados eram de prestadores de serviço e que o grupo tem compromisso com qualidade que vai além do exigido por lei.
O faturamento do grupo para este ano é estimado de R$ 250 milhões. A polícia investiga ainda crime de falsidade ideológica e crime contra as relações de consumo.