O pivô francês Victor Wembanyama, 20 anos, segue mostrando o motivo de ser considerado um dos melhores jogadores da NBA na atualidade. Em sua segunda temporada na liga norte-americana de basquete, ele conseguiu realizar pela segunda vez um feito raro na modalidade.
Na vitória por 106 a 88 sobre o Utah Jazz, na quinta-feira (31), Wembanyama anotou 25 pontos, nove rebotes, sete assistências, cinco roubos e cinco tocos, em 33 minutos em quadra. Dessa forma, ele conseguiu um 5x5.
Esse termo significa que um jogador teve pelo menos cinco pontos, cinco rebotes, assistências, roubos e bloqueios em uma partida. A estatística demonstra um jogo completo, com todas as casas do boxscore muito bem preenchidas, o que significa uma boa atuação.
A última vez que um 5x5 foi realizado na NBA foi o próprio Wembanyama quem conseguiu, diante do Los Angeles Lakers na última temporada. Ao longo da história, apenas 22 vezes o 5x5 foi realizado, com 15 jogadores diferentes.
O primeiro a conseguir foi Julius Erving, em 1976. O líder do ranking é Hakeem Olajuwon, lendário pivô do Houston Rockets, que conseguiu a estatística em seis partidas entre 1987 e 1993.