O primeiro dia de disputas do Troféu Brasil de Judô, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, teve sete categorias de peso e os clubes do Rio Grande do Sul estiveram em quatro disputas de medalhas, garantindo dois pódios e dois quintos lugares.
A medalha de ouro veio com Jéssica Lima, campeã da categoria meio-leve (57 kg) feminina. A atleta da Sogipa voltou a competir após a frustração de ter ficado fora dos Jogos Olímpicos de Paris, quando perdeu a vaga para Rafaela Silva.
Cabeça de chave número 1, ela começou vencendo Rafaela Rocha da Silva, da Kiai Associação Canoense de Judô (RS). Nas oitavas, superou Kawany Pires, do Paulistano (SP) e, nas quartas de final passou por Gabriela Sogabe, da Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos (SP).
Na semifinal, Jéssica Lima eliminou uma das revelações do judô brasileiro, Bianca Reis, do Pinheiros (SP), que foi bronze no Campeonato Mundial júnior. A disputa pelo título foi contra Shirlen Nascimento, do Minas Tênis Clube (MG), que foi superada por waza-ari.
— Eu dei uma pausa depois do ciclo olímpico de Paris para arrumar meu corpo e minha mente. Queria saber se iria seguir ou não. Agora é um passo de cada vez. É uma caminhada longa (até Los Angeles-2028). Hoje eu briguei comigo. Minha mente me boicotava. Mas eu consegui — disse uma emocionada Jéssica ao canal Sportv.
O pódio ainda teve Bianca Reis e Rafaela Batista (Flamengo).
Em nova categoria, Henrique Gusmão leva prata
Na disputa do meio-leve (66 kg) masculino, Henrique Gusmão faturou a medalha de prata. O judoca do Grêmio Náutico União disputou o título com Ronald Lima, do Pinheiros, e foi superado por ippon no final do combate.
Em uma nova categoria, Henrique fez uma ótima campanha. Na estreia venceu Luis Pandini (Judô Paulo Fraga-BA). Seu segundo adversário foi Francisco Schier (São Bernardo-SP). Nas oitavas, ele derrotou Felipe Wada (Sociedade Morgenau-PR) e, nas quartas de final, eliminou Iago Oliveira (Minas Tênis Clube).
Na semifinal, Henrique venceu o confronto diante de Paulo Ricardo Rodrigues, da Kiai de Canoas, que acabaria perdendo a disputa do bronze para João Henrique Baptista, do Paulistano. Iago Oliveira também garantiu um lugar no pódio.
Outro atleta de clube gaúcha a brigar pelo pódio foi Claiton Faria, do Grêmio Náutico União, no peso leve (73 kg). Após ser derrotado nas quartas de final por Guilherme de Oliveira, do Clube Paineiras do Morumby (SP), ele foi para a repescagem e perdeu o confronto decisivo para Michael Marcelino, do Sesi-SP (SP), que conseguiu um ippon por imobilização.
O Troféu Brasil prossegue nesta sábado (2) com a disputa de mais sete categorias de peso. No domingo, será a vez do Grand Prix, equivalente a competição por equipes.