A Hungria receberá em 28 de novembro a partida da Liga Europa entre a equipe turca Besiktas e o clube israelense Maccabi Tel Aviv, inicialmente prevista para Istambul e transferida para Debrecen, anunciou a Uefa nesta segunda-feira (11).
"A partida será jogada com portões fechados, por decisão das autoridades húngaras locais", detalhou a entidade do futebol europeu.
O Besiktas havia anunciado na semana passada que a partida seria disputada "em um país neutro" por razões de segurança, sem que a sede fosse então conhecida.
Após a decisão, o clube turco fez um apelo em suas redes sociais nesta segunda-feira para que os torcedores "não planejem ir ao jogo para evitar vítimas".
"Embora tenha sido alcançado um acordo com as autoridades para que o jogo Besiktas-Maccabi Tel Aviv fosse disputado com torcida, eles decidiram hoje jogá-lo sem elas, citando os eventos que ocorreram" durante a partida da última quinta-feira em Amsterdã contra o Ajax, escreveu o clube de Istambul.
O jogo entre ambos os clubes era considerado de alto risco, pois o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, multiplicou, desde o início da guerra em Gaza, os ataques verbais contra dirigentes israelenses.
Grandes manifestações anti-Israel, incentivadas pelo governo turco, têm sido realizadas no país há mais de um ano. Em outubro de 2023, Israel pediu aos cidadãos e diplomatas residentes que deixassem a Turquia por razões de segurança.
A Turquia se recusou a ser sede deste jogo antes mesmo dos violentos incidentes relacionados ao duelo em Amsterdã, nos Países Baixos, entre Ajax e Maccabi Tel Aviv pela Liga Europa na última quinta-feira: torcedores do clube israelense foram agredidos nas ruas da cidade em um incidente que foi condenado a nível internacional.
Cinco torcedores do Maccabi Tel Aviv foram hospitalizados por um curto período e cerca de 60 pessoas foram detidas, segundo a polícia holandesa.
* AFP