Imediatamente após a definição da CBF sobre o calendário do futebol brasileiro para 2025, antecipando as datas disponíveis para a realização dos Estaduais, a Federação Gaúcha de Futebol marcou o Congresso Técnico da competição para 22 de novembro.
A realização do evento é corriqueira e tornou-se obrigatória nos últimos anos. Porém, desta vez o debate do ajuste do calendário ganhou importância.
Em participação no programa Sem Filtro, de GZH, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, não descartou mudanças na fórmula do Gauchão e indicou pontos que podem prejudicar equipes no decorrer do torneio.
Assim, não há certeza se o Gauchão começará em 12 de janeiro. Entretanto, as mudanças devem ser aprovadas por todos os clubes. Os agravantes são:
- Primeira fase em apenas 34 dias
- Mata-mata intercalado com jogos de Copa do Brasil ou pré-Libertadores
- Jogo de volta da final um dia após data Fifa
Classificatória em um mês
A CBF separou 16 datas para os Estaduais, entre 12 de janeiro e 29 de março. Exatamente as utilizadas pelo Gauchão nos últimos anos — 11 jogos da fase classificatória, um das quartas de final, dois na semifinal e dois na final.
Porém, caso o regulamento atual seja mantido, as quatro equipes que não se classificarem para as quartas de final terão apenas um mês de disputa (a data prévia da 11ª rodada é 16 fevereiro).
Outros quatro classificados às quartas de final teriam apenas uma semana a mais de disputa, já que o jogo único da fase ocorreria em 23 de fevereiro.
Isso seria um problema para os clubes que não disputarão competições nacionais no ano (Avenida, Monsoon e Pelotas), que teriam um calendário reduzido caso não cheguem às finais do Gauchão.
Provável reclamação do Grêmio
Em 2024, o Grêmio reclamou do acúmulo dos jogos decisivos do Gauchão com o início da Libertadores. Desta vez, conforme o calendário previsto pela CBF, a fase de mata-mata do Gauchão será intercalada com as duas primeiras fases da Copa do Brasil e da pré-Libertadores.
No caso do Tricolor, ele estará em uma ou em outra. Na pré-Libertadores, a probabilidade é menor, porém ainda há chances matemáticas de classificação via Brasileirão. E este é o condicionante para definir se a equipe entrará na primeira ou na terceira fase da Copa do Brasil.
O fato é que, se chegar aos mata-matas do Gauchão, o time gremista terá nos meios de semana, no mínimo, um jogo da Copa do Brasil (se avançar na primeira fase, serão três) ou dois jogos da pré-Libertadores (se avançar, serão quatro).
Muito próximo de uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Inter não seria afetado neste cenário. Porém, Juventude e Caxias já estão garantidos na Copa do Brasil.
Quinto lugar no Gauchão, o Guarany de Bagé também irá para a Copa do Brasil com a confirmação da classificação do Inter (3º lugar no Estadual) na competição continental.
Ainda há uma vaga para o campeão da Copa FGF, que ficaria entre Ypiranga, São José e Gaúcho (da Divisão de Acesso).
Finalísima sem estrelas?
A final do Gauchão será um dia depois da 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. E não há como adiar, pois três dias depois começará o Brasileirão. Sendo assim, os times que estiverem na decisão podem não contar com seus jogadores selecionáveis.
Há duelos como a Colômbia de Borré contra o Paraguai de Villasanti. O Chile de Aravena contra o Equador de Enner Valencia. Bem como a Venezuela de Soteldo receberá o Peru, enquanto o Uruguai de Rochet visitará a Bolívia, na altitude. A rodada também marca Argentina e Brasil, em Buenos Aires.
Na hipótese de um Gre-Nal na decisão, os clubes teriam de mobilizar voos pelo continente para conseguir deslocar seus jogadores em tempo para a partida, com o agravante do sacrifício físico. Do contrário, seria um clássico sem as estrelas.
A previsão do calendário da CBF para o Gauchão
- 1ª rodada - 12/1
- 2ª rodada - 15/1
- 3ª rodada - 19/1
- 4ª rodada - 22/1
- 5ª rodada - 26/1
- 6ª rodada - 29/1
- 7ª rodada - 2/2
- 8ª rodada - 5/2
- 9ª rodada - 9/2
- 10ª rodada - 12/2
- 11ª rodada - 16/2
*19/2 — 1ª fase da Copa do Brasil ou ida da 2ª fase da pré-Libertadores
- Quartas de final - 23/2 (jogo único)
*26/2 — 1ª fase da Copa do Brasil ou volta da 2ª fase da pré-Libertadores
- Semifinal (ida) - 2/3
*5/3 — ida 2ª fase da Copa do Brasil ou ida da 3ª fase da pré-Libertadores
- Semifinal (volta) - 10/3
*10/3 — volta 2ª fase da Copa do Brasil ou volta da 3ª fase da pré-Libertadores
- Final (ida) - 15/3
*Data Fifa entre 17 e 25/3 — Eliminatórias para a Copa do Mundo
- Final (volta) - 26/3
*Primeira rodada do Brasileirão — 29/3