O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, demonstrou preocupação com o tempo de realização do Gauchão 2025 após calendário divulgado pela CBF. Em participação no programa Sem Filtro, de GZH, o dirigente não descartou mudanças na fórmula do Estadual e destacou dois pontos que podem prejudicar algumas equipes ao longo do torneio. Veja o vídeo acima.
A CBF divulgou nesta terça-feira (12) as datas do calendário do futebol brasileiro no próximo ano. Segundo comunicado, os Estaduais terão que ocorrer entre 12 de janeiro e 26 de março (uma quarta-feira). Hocsman alerta que, seguindo essas datas e mantendo o formato de 2024, a primeira fase do Gauchão será realizada em um mês, o que pode prejudicar clubes do interior em questões contratuais com seus elencos.
Outro fator alertado pelo presidente é em relação à decisão do torneio. A data Fifa de março ocorre entre os dias 20 e 25 enquanto a final do Gauchão é no dia 26, o que pode complicar a logística de times que tenham jogadores convocados — o que pode afetar diretamente a dupla Gre-Nal, que costuma ter atletas selecionáveis, como Vilassanti e Aravena, no Grêmio, e Rochet e Valencia, no Inter.