O Campeonato Gaúcho feminino de vôlei chegou ao seu final no sábado (2) e a Be8/UPF conquistou seu quarto título estadual. Na decisão, vitória sobre a Juventus de Teutônia por 3 a 0.
A edição, que contou com cinco times, deve ser saudada. Pelo segundo ano seguido, o torneio foi disputado depois de um período em que o campeonato ficou cinco anos sem ser realizado.
Além dos finalistas, Ginástica de Novo Hamburgo, Sogipa e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também participaram do campeonato.
Este foi o quarto título da equipe de Passo Fundo, repetindo 2015, 2016 e 2023. Um dos responsáveis pelo projeto campeão é o técnico Gilberto Bellaver.
— Foi um grande jogo como se imaginava. Foi diferente da semana anterior, na fase classificação, quando vencemos. A Juventus foi um grande adversário. Um jogo muito bem disputado pelas duas equipes. Foi 3 a 0, equilibrado, exceto pelo terceiro set, em que abrimos vantagem. Estamos muito felizes. A comunidade lotou o ginásio. Mostrou a importância e a força do voleibol gaúcho. Agradeço aos parceiros e patrocinadores, ao presidente da Federação Gaúcha (Carlos Cimino), que esteve em Passo Fundo prestigiando a final. Estamos muito felizes com o título e toda a repercussão e ação em prol do vôlei — comenta Gilberto.
Vice-campeão, o time de Teutônia disputou a competição adulta com uma equipe sub-19, que também participou da Superliga C.
O técnico Pablo Martins demonstrou satisfação com o que foi feito em projeto que foi viabilizado meses atrás:
— Foi um jogão. Trabalhamos na semana para consertar os erros da fase classificatória, em que fomos muito mal. Equilibramos as ações defensivas e ofensivas. Jogamos em função delas, conseguimos bloquear as ponteiras, que fizeram muito efeito no primeiro jogo e o jogo foi parelho nos dois primeiros sets. No terceiro set, perdemos a concentração, a nossa força mental foi embora. Mas levando em conta que nosso time é sub-19 e a UPF é adulto, foi um grande jogo e para nós foi muito válido esse segundo lugar. Começamos o projeto adulto há pouco mais de 40 dias.
O Gauchão masculino ainda será definido. Três equipes já estão nas semifinais, Bento Vôlei, Apav Canoas e Ginástica de Novo Hamburgo.
A outra vaga será definida no dia 9, entre Apeo Marista/Atitus/Merlin Vôlei, de Passo Fundo, e Sogipa. A partida será no dia 9, em Passo Fundo.