O brasileiro Gabriel Bortoleto será piloto da Sauber ao lado do alemão Nico Hülkenberg a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, em substituição ao finlandês Valtteri Bottas e ao chinês Zhou Guanyu, anunciou a equipe nesta quarta-feira (6).
Depois de três temporadas, Bottas, de 35 anos, e Zhou, de 25, deixarão a escuderia, que foi comprada pela Audi e a partir de 2026 terá o nome da fabricante alemã.
Em abril, foi anunciada a contratação do experiente Nico Hülkenberg, de 37 anos e que este ano corre pela Haas, e nesta quarta-feira foi revelada a chegada de Bortoleto.
O jovem brasileiro, de 20 anos, lidera atualmente o campeonato de Fórmula 2 ao volante da equipe britânica Invicta Racing.
"Nico e Gabriel constituem a combinação ideal de experiência e juventude, o que nos coloca em uma boa situação para o futuro", disse o chefe da Sauber, Mattia Binotti, citado em comunicado.
"Entrar para uma escuderia que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra", declarou Bortoleto.
Pouco antes do anúncio, a Sauber, que ainda não pontuou na temporada 2024, confirmou a saída de Bottas e Zhou ao final do ano, com os últimos três Grandes Prêmios de 2024 a serem disputados.
A Sauber passará a se chamar Audi em 2026, temporada em que haverá uma mudança no regulamento dos motores da Fórmula 1. A marca alemã, que faz parte do grupo Volkswagen, nunca participou da principal categoria do automobilismo.
* AFP