A última vez que um jogador brasileiro venceu o prêmio da Bola de Ouro foi há 17 anos atrás. O meia Kaká, atuando pelo Milan, levou o troféu individual e conduziu a equipe ao título da Champions League 2006/07.
O ano de 2007 foi o auge da carreira do jogador revelado no São Paulo: 57 partidas (55 como titular), 24 gols e cinco assistências.
Kaká levou o Milan ao título da Champions, em 2007, diante do Liverpool. Duas temporadas depois de o time italiano sofrer uma virada histórica dos ingleses na final da competição de 2005. Além disso, o meia lidava com o fracasso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
Mesmo assim, ele conseguiu levar o clube ao topo do futebol europeu e do planeta. Com isso, ficou à frente de Messi e Cristiano Ronaldo, justamente os dois atletas que vieram a dominar o prêmio nos anos seguintes.
A edição de 2007 da Bola de Ouro foi a primeira em que a revista France Football, organizadora do Bola de Ouro, incluiu votos do mundo inteiro, podendo escolher também jogadores que atuam fora do Velho Continente.