O Paris Saint-Germain recuperou o primeiro lugar do Campeonato Francês ao vencer o Strasbourg por 4 a 2, neste sábado (19), no Parque dos Príncipes, aproveitando o empate sem gols do Monaco, agora segundo colocado com os mesmos pontos, na visita ao Lille, na sexta-feira, na abertura da oitava rodada.
De volta da janela internacional e a três dias do jogo da Liga dos Campeões contra o PSV, na terça-feira, o treinador do PSG, Luis Enrique, decidiu deixar grande parte dos seu time titular no banco e, dessa forma, Marquinhos, Achraf Hakimi, Ousmane Dembélé, Fabián Ruiz e Nuno Mendes não iniciaram a partida.
Sem a maioria dos titulares, o campeão francês contou com a melhor versão do atacante Bradley Barcola, que deu uma assistência para o jovem Senny Mayulu, de apenas 18 anos, abrir o placar aos 18 minutos e marcou o seu sétimo gol no campeonato aos 21 da etapa final, o terceiro do time parisiense no jogo.
O espanhol Marco Asensio aos dois do segundo e o sul-coreano Lee Kang-in, aos 45 da etapa final, completaram a vitória do PSG, que tem os mesmos 20 pontos do Monaco, mas um melhor saldo de gols (17 contra 10). Mara e Pape Daouda Diong marcaram para os visitantes.
Com esta vitória e o descanso dado a seus principais jogadores, o PSG atinge um duplo objetivo: vencer e chegar descansado à Liga dos Campeões, onde tem de acertar seu rumo após a derrota por 2 a 0 em Londres diante do Arsenal, na rodada anterior.
— O primeiro jogo (depois da janela internacional) é sempre especialmente complicado, mas conseguimos o que queríamos, os três pontos contra um adversário difícil e poupando jogadores para que se recuperem dos jogos das seleções nacionais e das viagens — disse Luis Enrique.
O duelo também foi marcado por cantos homofóbicos dos torcedores do PSG contra o Marselha, a quem o time da capital enfrentará no próximo fim de semana.
Milhares de torcedores, principalmente os ultras que se posicionam atrás de um dos gols, entoaram esses cantos por cerca de dez minutos, confirmou a AFP.
No ano passado, por fatos semelhantes, o PSG foi sancionado pela comissão disciplinar da Liga Profissional de Futebol (LFP), que ordenou o encerramento desse setor por um jogo.
Lens volta a vencer
Também neste sábado, o Lens reencontrou a vitória depois de cinco empates consecutivos na visita ao Saint-Etienne e fez 2 a 0, resultado que ajuda a equipe de Will Still a chegar aos 14 pontos, os mesmos do Lille e do Olympique de Marselha, que joga no domingo, no estádio do Montpellier.
O Rennes, com o seu treinador Julien Stephan à beira da crise depois de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate), pode respirar depois de empatar na visita ao Brest (1 a 1) no dérbi bretão.
Stephan pode agradecer ao português Jota o gol aos 41 minutos do segundo tempo, para empatar um jogo em que Romain del Castillo havia aberto o placar ao converter um pênalti aos nove da segunda etapa.
O Brest, que é apenas o nono colocado no campeonato francês, mas uma grande surpresa na Liga dos Campeões com duas vitórias que o colocam na liderança, recebe na quarta-feira o Bayer Leverkusen, atual campeão alemão.
* AFP