O ex-jogador da Holanda Johan Neeskens morreu neste domingo (6) aos 73 anos. Ele atuava como meio-campista e fez parte do tradicional carrossel holandês da Copa do Mundo de 1974. A morte, com causa não informada, foi confirmada pela federação de futebol de seu país na manhã desta segunda-feira (7).
"Estamos profundamente tristes com o falecimento repentino de Johan Neeskens. Para sempre um dos nossos maiores ícones", escreveu a federação holandesa em seu comunicado.
Carreira
Além de fazer história por sua seleção, apesar de não ter conquistado nenhum título, Neeskens teve passagens marcantes por Ajax e Barcelona. Pelo clube holandês, venceu a Champions League por três ocasiões.
Assim como por seu país, Neeskens fez parceria com o lendário Johan Cruijff tanto no Ajax quanto no Barcelona. O ex-meia ainda jogou ao lado de Pelé no New York Cosmos, nos Estados Unidos.
Ao todo, fez 49 partidas pela seleção holandesa, marcando 17 gols. Ele pendurou as chuteiras em 1991 no clube suíço Zug 94. Até 2013, teve carreira discreta como treinador, incluindo passagem como auxiliar técnico do Barcelona.