O Gre-Nal 443 do próximo sábado (19), às 16h, no Beira-Rio, marcará a estreia de Martin Braithwaite no maior clássico gaúcho. De acordo com levantamento feito por Zero Hora, o dinamarquês será o nono europeu a disputar um confronto entre Grêmio e Inter.
A lista de europeus no Gre-Nal é dominada pelo Grêmio. Dois oito jogadores nascidos no Velho Continente que disputaram o clássico, sete o fizeram com a camisa gremista. São eles os alemães Bruno Schuback, Gergo Black e Wilhelm Kallfelz, que defenderam o Tricolor nas duas primeiras décadas de existência do clube. O inglês Thomas Woods, que jogou no clube entre 1912 e 1913, e o italiano Domingos Maineri, de 1923 a 1931, também disputaram o clássico. O europeu mais recente a disputar o Gre-Nal foi o francês Danlaba Mendy, em 1998.
O único europeu a defender o Inter em um Gre-Nal foi o alemão Heinrich Volkmann, que jogou contra o Grêmio em 1910 e 1911. No ano passado e no primeiro semestre de 2024, o Colorado contou com o espanhol Hugo Mallo no elenco, mas ele não chegou a disputar Gre-Nal.
Há na história ainda casos de jogadores brasileiros com nacionalidade europeia que disputaram o Gre-Nal. Os mais recentes são o colorado Wanderson e o gremista JP Galvão, que estiveram em campo no último clássico, disputado no Couto Pereira, em junho.
Os europeus que já disputaram o Gre-Nal
- Bruno Schuback - Grêmio (Alemanha)
- Georg Black - Grêmio (Alemanha)
- Gustav Mohrdieck - Grêmio (Alemanha)
- Wilhelm Kallfelz - Grêmio (Alemanha)
- Danlaba Mendy - Grêmio (França)
- Thomas Woods - Grêmio (Inglaterra)
- Domingos Maineri - Grêmio (Itália)
- Heinrich Volkmann - Inter (Alemanha)