O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá um novo presidente para o ciclo para Los Angeles 2028. Na manhã desta quinta-feira (3), em eleição no Rio de Janeiro, Marco La Porta foi escolhido para comandar a entidade até outubro de 2028.
Ao lado de Yane Marques, La Porta superou o atual presidente, Paulo Wanderley, que concorria em chapa com Alberto Maciel Júnior, por 30 votos a 25.
A nova vice-presidente também entra em um hall histórico. Ela tornou-se a primeira mulher a ser eleita no COB.
A vitória de La Porta teve a marca da Comissão de Atletas. Os 19 votos foram para o novo presidente do comitê. Na última eleição, eles haviam apoiado Wanderley.
A Assembleia Geral foi composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) — Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
Ex-vice presidente da atual gestão do COB e ex-presidente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Marco Antônio La Porta deixou suas funções no COB em março para poder concorrer ao pleito.
Em entrevista ao programa Gaúcha Olímpica, da Rádio Gaúcha, ele falou sobre planos e as razões que o levaram a concorrer.
— Contribuir para o COB, para a melhora dos resultados esportivos e de uma melhor gestão — assim resumiu La Porta sobre a candidatura dele e da ex-atleta olímpica Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres-2012, e que até março era presidente da Comissão de Atletas do COB.