Em dois momentos da temporada do futebol, as atenções deixam os gramados e vão para os palcos. Escolher os melhores jogadores e jogadoras do mundo se tornou uma tradição e existem dois prêmios na atualidade que determinam isso. A Bola de Ouro e o The Best se igualam em alguns critérios, mas destoam em outros.
Criado pela revista France Football, em 1956, a Bola de Ouro é uma premiação já bastante tradicional e de maior relevância no mundo do futebol. Em 2024, o evento ocorrerá na segunda (28), às 16h, em Paris, na França.
Já o The Best existe desde 2016 e é um prêmio oferecido pela Fifa, entidade maior do futebol. Mas a premiação deixará de ter este nome a partir da edição de 2024, que ainda não tem data e local definidos. Fifa Awards foi a nomenclatura escolhida, e haverá mudanças no sistema de premiação e a criação de novas categorias.
Qual é considerado o prêmio mais importante da temporada?
Por conta da tradição de 68 anos, a Bola de Ouro tem relevância maior entre os jogadores, que sonham em vencê-la desde o início da carreira. A maior parte dos grandes craques da história já receberam o prêmio.
Entre 2010 e 2015, a France Football e a Fifa firmaram parceria na premiação. Porém, depois a entidade resolveu criar o The Best, que busca se consolidar.
Como são definidos os vencedores?
Para a Bola de Ouro, a France Football faz uma pré-seleção com 30 nomes e envia para um jornalista selecionado de cada país entre os 100 primeiros do ranking da Fifa. Dessa forma, cada profissional monta seu top 5 e a revista soma as pontuações para definir o vencedor da Bola de Ouro.
Já no The Best, além de jornalistas, treinadores e capitães das seleções também votam. Outra diferença é que os torcedores também podem opinar em quem leva o troféu de melhor do mundo, com 25% de peso na votação, que é feita pela internet.