Depois de vencer duas das três partidas de simples neste sábado (21), e a de duplas, o Time Mundo abriu uma vantagem de 8 a 4 sobre o Time Europa, na segunda jornada da Laver Cup, que está sendo disputada em Berlim, na Alemanha.
A seleção europeia e a do resto do mundo empataram com dois pontos na sexta-feira, no final do primeiro dia.
O Time Mundo, liderado pelo ex-tenista John McEnroe, venceu neste sábado o primeiro jogo de simples graças ao norte-americano Frances Tiafoe, que superou o russo Daniil Medvedev, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 10-5, depois de 1h35min de partida.
Já o Time Europa é liderado pela lenda sueca Björn Borg e empatou graças à vitória do espanhol Carlos Alcaraz sobre Ben Shelton em sets diretos, com um duplo 6/4, em jogo que teve 1h43min de duração.
Vencedor de Roland Garros e Wimbledon este ano, o espanhol foi especialmente eficaz em momentos cruciais, salvando cinco break points contra o americano.
A equipe Mundo voltou a liderar (6 a 4) graças à vitória do norte-americano Taylor Fritz sobre o alemão Alexander Zverev. O vice-campeão do US Open venceu por 6/4 e 7/5, em 1h57min de confronto.
Os europeus se viram em desvantagem ainda maior após a vitória da dupla formada por Ben Shelton e o chileno Alejandro Tabilo, que venceram por fáceis 6/1 e 6/2 a dupla composta pelo norueguês Casper Ruud e o grego Stefanos Tsitsipas.
Lançada em 2017 por Roger Federer, a 'Laver Cup' - uma exibição inspirada na Ryder Cup do golfe e que leva o nome do ex-tenista australiano Rod Laver - coloca frente a frente seis jogadores europeus contra seis do resto do mundo.
As partidas são disputadas em dois sets vencidos com eventual super tie-break (10 pontos). São quatro partidas por dia (três de simples e uma de duplas).
Na sexta-feira a vitória vale um ponto, no sábado dois pontos e no domingo 3 pontos. Vence a primeira das duas equipes a somar 13 pontos em 24 possíveis.
A seleção europeia venceu as quatro primeiras edições e a seleção mundial as duas últimas.
* AFP