A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas foi disputada na última sexta-feira (30), em Palmas (TO) e o pódio feminino dos 10km teve apenas atletas do Grêmio Náutico União (RS). O ouro ficou com Candela Giordanino, seguida por Julia Pereira e Cibelle Jungblut.
Candela é argentina de Santa Fé e desde 2022 treina em Porto Alegre. Na disputa em Tocantins, ela completou a prova em 2h01min44seg, um segundo à frente de Julia e quatro em relação a Cibelle, que irmã da atleta olímpica Viviane Jungblut, 11ª colocada na maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Paris. A uruguaia Pilar Cañedo Otoneli, que também compete pelo União, foi a sexta colocada.
Entre os homens, a vitória ficou com Ronaldo Zambrano, do Yacht Clube da Bahia. Ele completou os 10km em 1h52min19seg, superando o colega de equipe Henrique Figueirinha por um segundo. O pódio ainda teve Lucas Davesac, do Itamirim/Novos Cielos/Nadar Itajaí (SC).
Luiz Felipe Loureiro, Pedro Farias e Bernardo Gavioli, todos do Grêmio Náutico União, terminaram entre a quarta e a sexta posição, respectivamente. Outros dois unionistas, Bernardo Lauschner e Matheus Babinski Cunha ficaram em nono e décimo.