Realizada neste sábado (28) e domingo (29), a 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre elevou a procura por hotéis na Capital. Conforme dados divulgados pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha) e o Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), o evento promove uma ocupação de 65% da rede hoteleira do município.
Cerca de 40% das reservas deste final de semana foram feitas por turistas que participam das provas, segundo o levantamento dos sindicatos. A maior parte delas é para os dois dias de competição.
A média de ocupação representa uma elevação de 13 pontos percentuais em relação ao que foi registrado na primeira quinzena de setembro. O resultado é celebrado pelo presidente do SHPOA, José Reinaldo Ritter, que frisa as dificuldades enfrentadas após a enchente histórica de maio:
— A Maratona Internacional de Porto Alegre traz um respiro para a rede hoteleira, revelando a importância da retomada dos grandes eventos para o setor.
Na edição do ano passado da maratona, realizada em 3 e 4 de junho, a rede hoteleira da Capital registrou ocupação de 80% — 15 pontos percentuais a mais do que neste ano. Para Ritter, um dos fatores que explicam a queda é a interdição do Aeroporto Salgado Filho para voos.
— O aeroporto certamente aumentaria o fluxo de turistas. Assim como temos hotéis com 100% de ocupação, temos outros que não chegaram a 50% e outros que não tiveram procura — pondera o presidente do SHPOA.