Após uma campanha perfeita, com seis vitórias sem perder um set sequer, a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko conquistaram nesta sexta-feira (6) seu primeiro título de duplas em Grand Slam. Na final de duplas femininas do US Open, elas derrotaram a francesa Kristina Mladenovic e a chinesa Shuai Zhang, com parciais de 6/4 e 6/3, em 1h28min de partida, disputada na quadra Arthur Ashe.
Cabeças de chave número 7, Kichenok e Ostapenko somam agora cinco títulos em nove finais. Em janeiro, elas havia terminado com o vice-campeonato do Australian Open. Nos Estados Unidos eliminaram a brasileira Bia Haddad Maia e a alemã Laura Siegemund, nas oitavas de final.
Na decisão desta sexta, elas conseguiram uma quebra logo no segundo game, mas Mladenovic e Zhang reagiram e devolveram o break no sétimo game. Kichenok e Ostapenko conseguiram nova quebra no 10º e fecharam a parcial.
Já no segundo set, a primeira quebra de saque foi favorável a Mladenovic e Zhang, que lideraram o placar até 3-1. Mas a partir desse momento, Kichenok e Ostapenko venceram cinco games seguidos e confirmaram o título.
Aos 32 anos, Kichenok ganhou o segundo Grand Slam de sua carreira. Em 2023, com o croata Mate Pavic, ela venceu as duplas mistas de Wimbledon.
Ostapenko, top 10 do ranking de simples, comemorou o segundo Major. Em 2017, com apenas 20 anos, ela foi campeã em Roland Garros ao derrotar a romena Simona Halep.