O Brasil terá quatro representantes entre os oito finalistas do Mundial de Skate Park masculino, que está sendo disputado em Roma. A decisão das medalhas ocorre no domingo (22), às 14h20min (de Brasília).
Kalani Konig, Pedro Barros, Augusto Akio e Luigi Cini garantiram vaga e podem dar ao skate brasileiro o terceiro título mundial na capital italiana, após as conquistas de Rayssa Leal, no Street feminino, e de Guy Khury, no Vertical.
Os 16 semifinalistas foram divididos em dois grupos de oito skatistas cada um. Os atletas tinha direito a três voltas de 45 segundos cada, e a melhor nota seria considerada. A primeira parte da disputa foi amplamente dominada pelos brasileiros.
O catarinense Kalani Konig, de 16 anos, liderou o primeiro grupo com 91,12 em sua terceira e última volta. Ele foi seguido pelo experiente Pedro Barros, vice-campeão olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2021, e único brasileiro a ter conquistado o Mundial de Skate Park, em 2018. Barros marcou 85,81 pontos. E na terceira posição terminou Pedro Quintas, bronze no Mundial de 2019, com 84,39.
Na segunda bateria, Augusto Akio foi o primeiro brasileiro a se apresentar. Único medalhista do Park nos Jogos de Paris-2024 presente no Mundial, Japinha demonstrou sua habilidade nos malabares antes de entrar na pista e conseguiu 86,50 na primeira volta, garantindo a sexta colocação geral. Prata no Mundial de Park de 2022 disputado me fevereiro de 2023, o paranaense também foi vice-campeão mundial de Vertical no começo deste mês, em Roma.
Logo após Akio, foi a vez de Luigi Cini, melhor brasileiro do ranking, na terceira colocação. Sétimo colocado nos Jogos de Paris-2024, ele conseguiu 89,01, ficando só atrás de Kalani Konig. Akio e Cini ainda conseguiram aumentar suas notas com 87,50 e 90,01, respectivamente.
Após a segunda volta de todos os competidores do segundo grupo, o Brasil tinha cinco representantes na final, mas uma vaga foi perdida na última volta da semifinal. O sueco Hampus Winberg, que conseguiu a melhor nota (92,09) nas quartas de final, entrou em sua última volta pressionado.
Após duas tentativas com erros, ele precisava de uma nota acima dos 84,39 que estavam garantindo Pedro Quintas na final. Conseguiu 88,17 e deixou o Brasil com apenas 4 dos 8 finalistas.
No domingo, antes da final masculina, será disputada a decisão feminina, às 13h15min. O Brasil será representado por Raicca Ventura.