A Copa Davis começará nesta terça-feira (10) em quatro sedes diferentes espalhadas pela Europa. O Brasil está na Chave A, ao lado de Itália, Bélgica e Holanda. As partidas serão disputadas em Bolonha, na região de Emília-Romanha. As equipes se enfrentam na quarta-feira (11).
A disputa ocorre em uma melhor de cinco partidas, sendo quatro duelos de simples e um de duplas.
As duas melhores nações avançam para o Finals 8 da Davis, que será disputado em Málaga, no sul da Espanha, entre os dias 19 e 24 de novembro, em quadra dura coberta.
O Brasil, capitaneado pelo ex-tenista Jaime Oncins, foi convocado com Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, João Fonseca, Rafael Matos e Marcelo Melo. Thiago Wild ficou de fora da lista do capitão brasileiro.
Se existem notícias boas para o Brasil é que os donos da casa irão sem dois dos seus melhores tenistas para o torneio.
Janik Sinner, campeão do US Open no último final de semana, será desfalque para descansar dos torneios recentes. Depois de vencer o Aberto dos Estados Unidos, Sinner se ofereceu para jogar a última partida da Itália, no domingo, contra a Holanda, mas seu capitão Filippo Volandri recusou o convite para deixá-lo se recuperar.
A equipe italiana tampouco terá seu segundo melhor tenista do momento, o número 19 do ranking da ATP, Lorenzo Musetti.
A atual campeã será liderada por Flavio Cobolli, Matteo Arnaldi e Matteo Berrettini.
Os outros grupos
Carlos Alcaraz vai liderar a Espanha na fase de grupos da Copa Davis, em Valência, contra Austrália, França e República Tcheca.
Quem está confirmado na competição é o número 3 do mundo, Alcaraz, cuja participação é uma surpresa, já que parecia que ele iria fazer uma pausa depois de ser eliminado logo na segunda rodada do US Open.
Alcaraz volta à Copa Davis depois de não ter participado no ano passado, quando a equipe espanhola, capitaneada pelo ex-tenista David Ferrer, foi eliminada na fase de grupos.
Motivação
O prodígio de 21 anos, vencedor de quatro Grand Slams, ainda não brilhou na Davis, competição que a Espanha conquistou seis vezes desde o seu primeiro título em 2000.
— Depois da derrota (no Aberto dos Estados Unidos), tive alguns dias ruins. Ficou claro que eu precisava voltar às quadras o mais rápido possível, para os treinos. Venho treinando aqui em Valência há vários dias e com muita motivação — afirmou Alcaraz em declarações dadas à federação espanhola.
No Grupo C, que é disputado em Zhuhai (China), a Alemanha enfrentará Eslováquia, Chile e Estados Unidos, seleção com mais títulos na história da competição, com 32 troféus.
Os norte-americanos chegam confiantes após seu bom desempenho no US Open, com Taylor Fritz como finalista e Frances Tiafoe eliminado nas semifinais.
Por fim, no Grupo D, sediado em Manchester, a Grã-Bretanha enfrentará Canadá, Argentina e Finlândia.