A morte do uruguaio Juan Izquierdo, aos 27 anos, após sofrer uma arritmia cardíaca em jogo contra o São Paulo, levantou dúvidas sobre como as equipes de futebol acompanham a saúde de seus jogadores.
Conforme apurou Zero Hora, os clubes montam seus próprios protocolos de exames cardiovasculares no Brasil, a partir das recomendações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), baseada na Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É aconselhado que os elencos dos times, do profissional à base, realizem testes anuais.
Grêmio e Inter atendem a este requisito médico. Confira alguns detalhes destas programações dos dois clubes.
Frequência de avaliações cardíacas na dupla Gre-Nal
Grêmio
A checagem em questão costuma ser feita na pré-temporada pelo Grêmio, uma vez ao ano, tal como orientam estudos sobre o tema.
Especialistas na área realizam os exames no início de cada ciclo tricolor, em todas as categorias. Desde fevereiro, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, o clube tem um consultor médico que dá suporte aos atletas.
Inter
No caso do Inter, com base na SBC, o teste também é feito anualmente. Além disso, o clube conta com um cardiologista no Departamento de Saúde e Performance.
O profissional ainda realiza outros exames laboratoriais relacionados ao coração, em três oportunidades ao longo da temporada, para fins de checagem.
*Produção: Nikolas Mondadori
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor ou do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio ou do Inter.