Líder do ranking mundial, Jannik Sinner precisou de três tie-breaks para superar o compatriota Matteo Berrettini na segunda rodada de Wimbledon. Em grande disputa de 3h43min, com algumas trocas de pontos sensacionais, levantando o público, o número 1 do mundo se garantiu com vitória por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (3), 7/6 (4) 2/6 e 7/6 (4).
Diante de um finalista do Grand Slam de Londres - Berrettini perdeu na decisão de 2021 -, Sinner ainda precisou lutar com parte da torcida contra. Ele teve alguns momentos de fúria, jogando a raquete em uma disputa de ponto na rede e se descontrolando no terceiro set. Mas foi acalmado pelo córner e buscou a dura vitória.
— Como já disse na primeira rodada, para mim é uma grande honra jogar aqui num local tão incrível. Hoje fiz minha primeira partida na quadra central e é realmente especial. O apoio tem sido incrível e espero ver todos vocês na próxima rodada. Tenham uma boa noite— agradeceu o tenista. A partida terminou quase 22h30 na Inglaterra.
Como era esperado, a partida começou com bastante equilíbrio e os dois primeiros sets foram decididos no tie-break, ambos com Sinner levando a melhor. O líder do ranking fez 7/3 para abrir 1 a 0 e depois teve de reagir depois de ficar atrás com 4 a 2, para levar ao desempate e fazer 7/4.
Dono de golpes potentes e saque forte, Berrettini pressionou bastante o serviço do compatriota para se impor no terceiro set. Começou com duas quebras e abriu logo 5 a 1. Sem permitir a reação, fechou em 6 a 2.
Empolgado por ganhar a terceira parcial, Berrettini conseguiu a quebra para abrir 2 a 1 no começo do quarto set. Mas não manteve o saque e permitiu que o compatriota virasse, sempre com um game à frente. Com 6 a 5, o líder do ranking teve o match point com 30 a 40 no serviço do compatriota. Devolveu o saque na rede, porém. A definição novamente sairia no tie-break.
Sinner iniciou o game desempate mandando fora. Berrettini, contudo, parecia desconcentrado e não aproveitou. Com erro não forçado, permitiu 4 a 2 ao líder do ranking. Confirmando o saque, o favorito abriu 6 a 3. Fechou no segundo match point.
O próximo rival do cabeça de chave número 1 será o sérvio Miomir Kecmanovic, que igualou sua melhor campanha na grama inglesa ao bater o holandês Tallon Griekspoor, 27º favorito, por 3 a 2, parciais de 4/6,7/6 (7), 1/6, 6/2 e 6/3.
Nas duplas, Rafael Matos Marcelo Melo avançam
Na chave masculina de duplas, o gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo estrearam bem em Wimbledon nesta quarta-feira. Eles venceram os convidados britânicos Jacob Fearnley e Jack Pinnington Jones e ganharam por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (5), em jogo de 1h42 min de duração.
— Acho que jogamos muito bem a primeira rodada. Sempre uma estreia de Grand Slam é um pouco mais complicada, principalmente enfrentando dois britânicos, que têm o costume de jogar na grama. Eu e o Rafa jogamos bem na grama, também, nos torneios anteriores. Então sabíamos que ia ser um bom jogo— disse Melo, que foi campeão do torneio em 2017 em parceria com o polonês Lukasz Kubot.
Com a vitória, a parceria brasileira garantiu um lugar na segunda rodada contra o colombiano Nicolas Barrientos e o português Francisco Cabral, que venceram os cabeças de chave 10, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek: 7/6 (4) e 7/6 (6).