O tenista espanhol Rafael Nadal, atual 261º do ranking mundial, foi derrotado pelo português Nuno Borges, 51º, neste domingo (21), na final do ATP 250 de Bastad, na Suécia. Foi o último torneio antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Borges fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em menos de uma hora e meia para garantir seu primeiro troféu no circuito da ATP.
Esta foi a primeira final de Nadal em dois anos, em um torneio que disputou com o objetivo de recuperar a forma depois de sofrer com uma sequência de lesões. Mas o ex-número 1 do mundo, ao invés de comemorar seu 64ª título no saibro, foi dominado por Borges enquanto tentava encontrar regularidade em seu serviço e nos golpes de fundo de quadra.
— Parabéns ao Nuno. Jogou muito bem durante a semana toda e merece esse título mais do que ninguém. Parabéns e aproveite o momento, é sempre especial ganhar um título. Hoje (domingo) não foi o meu melhor dia, mas todo o mérito é do Nuno. Jogou muito bem e dificultou muito as coisas para mim — disse Nadal, que foi medalhista de ouro nos Jogos de Pequim em 2008.
O jogo começou mal para o espanhol, que teve o saque quebrado em seu primeiro game de serviço. O primeiro set foi um festival de quebras para ambos os jogadores, até que Borges conseguiu manter o saque com 4-2 e fechou em 6-3 em 47 minutos.
A segunda parcial foi mais tranquila para o português, que quebrou o serviço de Nadal duas vezes para fechar em 6-2 em 40 minutos.
Com o vice-campeonato, o espanhol ganhou 100 posições na classificação e passará a ser o 161º do mundo, enquanto Borges subirá nove postos e agora será o 42º colocado.