Os tenistas gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz venceram os franceses Manuel Guinard e Gregoire Jacq por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4) na manhã deste domingo(21) na final do ATP 250 de Bastad, na Suécia. Com isso, conquistaram o maior título da parceria.
Antes, jogando juntos, eles haviam sido campeões de torneios challengers, que não fazem parte do circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Foi o primeiro título do chamado ATP Tour de Orlandinho, que ocupa a 111ª posição no ranking de duplas. Ele terá seu maior ranking, sendo o 83º do mundo na atualização da lista na segunda-feira.
— Foi um dia bem feliz pra mim, emocionante. Jogar ao lado do Rafa depois de três anos e ainda sair com o título. Não tivemos tempo de treinar, cheguei na segunda-feira, já jogamos, saímos com a vitória. Graças a Deus tivemos a chance de chegar na final e desempenhar o que desempenhamos na semana toda. Espero que seja o primeiro título de muitos — disse Luz que disputa, a partir de segunda, o ATP 250 de Umag, na Croácia, onde joga com o francês Jonathan Eysseric. Eles enfrentam os croatas Karlo Kajin e Deni Zmak.
Brasileiro mais bem colocado no ranking de duplas, na 39ª posição, Matos conquistou o título do torneio sueco, disputado no saibro, pela segunda vez. Em 2022, ele foi campeão em Bastad ao lado do espanhol David Vega. Foi o nono título de um torneio do circuito principal da ATP na carreira de Matos e o terceiro do ano. Ele foi campeão em Stuttgart, com o compatriota Marcelo Melo, e do Rio Open, em parceria com o colombiano Nicolas Barriento. Com o troféu na Suécia subirá duas posições ao 37º posto.
— Muito especial mais um título de ATP, meu segundo aqui em Bastad. Adoro esse torneio, as condições com saibro lento. Foi considerado umas 10 ou 12 vezes o melhor do ano na categoria 250. Muito feliz de ter vencido ao lado do Orlando, um dos meus melhores amigos. É o primeiro título dele, muito feliz por ter compartilhado esse momento com ele — disse Rafael.
A dupla gaúcha chegou ao título de Bastad sem precisar disputar a semifinal. Os brasileiros enfrentariam o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud por uma vaga na final, mas Nadal, que avançou à decisão de simples, decidiu se poupar.
Em todo o torneio, Orlando e Rafael venceram três partidas e não perderam um set sequer.