A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) atualizou nesta segunda-feira (15) sua classificação, após as duas semanas em que o torneio de Wimbledon foi disputado. E foram poucas as novidades no Top 10. Apesar da eliminação nas quartas de final, o italiano Jannik Sinner segue na liderança pela sexta semana seguida, com 1.110 pontos de vantagem para o sérvio Novak Djokovic, vice-campeão na grama inglesa. Já o espanhol Carlos Alcaraz, que conquistou o bicampeonato, apenas defendeu seus pontos e se manteve em terceiro.
Entre os dez primeiros, a grande mudança foi a ascensão do australiano Alex De Minaur, que sentiu uma lesão e sequer pode jogar contra Djokovic nas quartas, e pelo desempenho nas fase anteriores ganhou três posições e agora é o sexto colocado, atingindo o melhor ranking de sua carreira. O russo Andrey Rublev o norueguês Casper Rudd caíram duas e uma colocação, respectivamente, mas seguem no Top 10.
Quem teve o que comemorar foi o italiano Lorenzo Musetti, batido por Djokovic na semifinal em Londres. Ele ganhou nove postos, saltando de 25º para 16º.
Ausente do Grand Slam britânico e em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, o espanhol Rafael Nadal, que não joga desde Roland Garros, ganhou quatro colocações e hoje é o número 261 do mundo.
Eliminado na segunda rodada em Wimbledon e na semana seguinte na estreia no Challenger de Braunschweig (Alemanha), o paranaense Thiago Wild subiu duas posições e aparece em 72º lugar, enquanto Thiago Monteiro herdou um posto e agora é o 85º colocado. Derrotado na estreia em Londres, na semana seguinte ele chegou às semifinais do Challenger de Salzburg (Áustria).
Após furar o qualificatório no Grand Slam e ser eliminado na primeira rodada, o paulista Felipe Meligeni também avançou uma posição e está em 144º, enquanto Gustavo Heide, que não passou pelo quali em Londre e logo depois foi às oitavas do Challenger de Brasov (Romênia) pulou sete colocações e agora é 178º colocado.
Principal aposta do Brasil e tido como uma das joias de sua geração pela ATP, o carioca João Fonseca perdeu duas posições e está em 218º, três colocações abaixo de seu melhor ranking.
Confira o ranking masculino:
- 1º - Jannik Sinner (ITA) - 9.570 pontos
- 2º - Novak Djokovic (SER) - 8.460
- 3º - Carlos Alcaraz (ESP) - 8.130
- 4º - Alexander Zverev (ALE) - 7.015
- 5º - Daniil Medvedev (RUS) - 6.525
- 6º - Alex de Minaur (AUS) - 4.185
- 7º - Hubert Hurkacz (POL) - 4.105
- 8º - Andrey Rublev (RUS) - 4.070
- 9º - Casper Ruud (NOR) - 4.030
- 10º - Grigor Dimitrov (BUL) - 3.770
- 72º - Thiago Wild (BRA) - 755
- 85º - Thiago Monteiro (BRA) - 700