As semifinais da Divisão de Acesso envolvem três equipes tradicionais do interior do Estado, de passagens históricas pela Primeira Divisão, e um novato que recém está dando os primeiros passos de sua história. Com o “caminho traçado”, o Monsoon quer superar o Passo Fundo no jogo decisivo deste domingo, às 15h, e ser o quarto time de Porto Alegre na Série A do Gauchão.
Após o 0 a 0 no jogo de ida, no Vermelhão da Serra, quem vencer o duelo do Passo D’Areia irá garantir o acesso para o próximo ano, além da vaga na decisão. O jogo será no estádio do São José pois o Monsoon não tem liberação para a atuar no Estádio João da Silva Moreira, no bairro Lami, onde treina. Nas etapas anteriores, o Trovão da Zona Sul mandou seus jogos no Sesc Protásio. A promessa, se conseguir subir, é de uma surpresa.
— Não posso falar muito. Mas, se tudo der certo e chegarmos na Série A, vocês vão ter uma surpresa. Não é no Lami, mas seria um estádio novo em Porto Alegre, a nossa casa — afirma Jurandir da Silva, vice-presidente do clube.
Contando com investimentos de uma empresa sediada em Dubai, o Monsoon obteve a melhor campanha do Grupo B da Divisão de Acesso. Foram 28 pontos, com 20 gols ataque defesa. Nas quartas de final, passou pelo União Frederiquense.
Um dos destaques é o goleiro Max, de 37 anos, sergipano que também atuou no Novo Hamburgo. O elenco do técnico Bruno Coutinho, ex-jogador do Grêmio, é formado com jogadores de todas as partes do país. Muitos deles jovens. Figura conhecida no Interior é o lateral-direito Itaqui.
— O elenco deu liga. Nossa captação, junto com a comissão técnica, conseguiu um elenco muito forte. Apostamos muito nos perfis dos atletas que possam corresponder no nosso dia a dia. Não temos figuras carimbadas do RS, pois não é só com jogadores que conhecem o campeonato que podemos vencer — destacou Da Silva.
Novato no cenário gaúcho, o Monsoon foi fundado em 2021. No ano seguinte, na primeira temporada profissional, sagrou-se campeão da Terceirona. No ano passado, esteve próximo do acesso à Série A, mas caiu para o Guarany de Bagé, na semifinal da Divisão de Acesso.