Uma contratação certa pode mudar o futuro de uma franquia na NBA. Mais recentemente, Jrue Holiday foi trocado para o Boston Celtics e, logo em sua primeira temporada, foi fundamental para a equipe vencer o título. Outros casos já existiram e por isso cada vez mais são vistas movimentações envolvendo grandes nomes do basquete.
Para a temporada 2024/2025, que deve começar em outubro, a maior parte das franquias fizeram contratações, realizaram trocas e renovaram com seus principais jogadores.
No entanto, nem todas são capazes de mudar o patamar de uma equipe de um ano para o outro. Dessa forma, são poucos os casos com chances disso acontecer. Confira cinco jogadores que trocaram de time e podem impactar de forma imediata:
Dejounte Murray
Contratado pelo New Orelans Pelicans
Um armador com média de 22,5 pontos por partida na última temporada certamente seria visado. Ainda mais por atuar no Atlanta Hawks, uma equipe que não briga por nada há anos. Murray se destacou, principalmente na ausência de Trae Young, e foi um dos melhores jogadores da NBA no último ano.
O New Orleans Pelicans chegou ao play-in, mas sofreu por ter um elenco curto. Perdeu dois jogadores por lesão e as chances de chegar mais longe acabou. Por isso fizeram o investimento em Murray, para ser o armador principal da equipe, dando mais liberdade para Brandon Ingram e C.J. McCollum.
Klay Thompson
Contratado pelo Dallas Mavericks
Mesmo que esteja em um estágio final de sua carreira, pela idades e por conta de diversas lesões, Klay Thompson ainda pode ser decisivo como foi pelo Golden State Warriors em quatro títulos conquistados? Esta é uma dúvida que paira na cabeça dos torcedores do Dallas Mavericks.
Os atuais vice-campeões da NBA apostam em um dos melhores arremessadores que a liga viu nos últimos anos. Arremessos do perímetro faltaram para os Mavs terem alguma chance contra o Boston Celtics na decisão. A contratação faz sentido, ainda mais sendo por três anos e US$ 50 milhões, resta saber se ele conseguirá entregar os resultados.
DeMar DeRozan
Contratado pelo Sacramento Kings
O ala-pivô já mostrou ser um grande jogador em suas passagens pelo Toronto Raptors e mais recentemente pelo Chicago Bulls. No entanto, nunca teve times competitivos para brigar por coisas maiores. Na próxima temporada, DeRozan terá essa chance, mas em uma franquia de pouca expressão.
O Sacramento Kings fez uma troca pelo jogador e agora tem um time titular forte, com D'Aaron Fox, Domantas Sabonis e Malik Monk. A chegada do ala-pivô pode fazer a equipe subir de patamar e quem sabe brigar pelo título da Conferência Oeste.
Paul George
Contratado pelo Philadelphia 76ers
US$ 212 milhões por quatro temporadas. Esse foi o investimento feito pelo Philadelphia 76ers para ter o jogador mais desejado da janela de transferências e o que mais pode impactar positivamente qualquer franquia da NBA.
Paul George tem talento, poder de decisão e está em busca de um título. Em uma Conferência Leste dominada pelos Celtics, sua chegada ao 76ers coloca a franquia como principal desafiante aos atuais campeões. Ao lado de Tyrese Maxey e Joel Embiid, o novo trio da franquia tem tudo para dar certo.
Russell Westbrook
Contratado pelo Denver Nuggets
A perseguição por um título na NBA fez com que Westbrook mudasse de equipe mais uma vez. Sem sucesso pelo Los Angeles Clippers, o armador vai tentar a sorte em um time pronto, mas que necessita de bons nomes saindo do banco.
Ele pode ser a resposta certa para isso. O Denver Nuggets venceu a liga na temporada retrasada e ficou pelo caminho na última. Faltou mais talento entre os reservas e isso não falta para Westbrook. Essa é uma combinação que pode dar muito certo, porém, tratando-se do jogador, também há receios em relação ao seu comportamento.