Antes de se transferir para a Europa, Diego Costa foi revelado em 2006 pelo Barcelona Esportivo Capela, que atualmente disputa a Segunda Divisão sub-23 do Campeonato Paulista. Recentemente, o clube rotulado de "Barça da Shopee" por causa dos maus resultados, completou um ano sem marcar gols. As informações são do ge.globo.
A última bola na rede da equipe foi marcada em 16 de junho de 2023, contra o Nacional-SP, pela edição passada da última divisão estadual. No fundo do poço, o Barcelona se mantém em atividade mesmo sem ter casa, muito menos torcida, contando somente com o aporte financeiro do presidente, Paulo Sérgio Moura, e do gerente executivo, Kae Faroni.
Pingando de estádio em estádio, parte do clube se mantém devido a vendas de atletas já realizadas para o mercado europeu, que acabaram se decifrando em valores por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa.
O Barcelona treina em Jandira, cerca de 30 quilômetros de distância da capital paulista, e recebe suporte da prefeitura para o mantimento do complexo esportivo — local de uma estrutura consideravelmente boa, chamariz para atletas de base.
Diego Costa foi vendido em 2006 para o Braga, de Portugal. Segundo o portal record.pt, o atacante recebia somente 150 euros (menos de R$ 500 na conversão da época) no clube brasileiro.