Depois do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, duas vezes eleito melhor do mundo, tecer críticas à Seleção Brasileira, o atacante Raphinha concedeu entrevista coletiva nos Estados Unidos e respondeu sobre as falas do ex-camisa 10 da equipe canarinha. O jogador do Barcelona, por inúmeras vezes, já falou que tem R10 como um dos seus maiores ídolos na carreira.
— Na verdade, foi uma surpresa não só minha, como para todo o grupo. Acredito que vocês devem saber mais do que eu, ele nunca na vida deu uma declaração dessa, pelo contrário, sempre demonstrou apoio pela Seleção. Acabou surpreendendo muita gente. Considero ele como ídolo, uma referência, todos que estão na seleção, não só os jogadores mas todo mundo que trabalha aqui vê ele como referência. Foi um baque para a gente. Obviamente, a gente não concorda, eu não concordo, estou indo para o terceiro ano e vejo entrega, vontade, orgulho de vestir a camisa, não concordo com o que foi dito, de não ver garra, vontade, de ter jogadores medianos vestindo a camisa da Seleção. Discordo completamente, todo mundo tem qualidade, mérito — declarou, em entrevista coletiva.
Conforme apurado pelo ge, a fala de Ronaldinho seria parte de uma ação publicitária. No entanto, os jogadores do grupo de Dorival Júnior não foram avisados sobre isso.
— Pode ser uma campanha (publicitária) ou não, mas nos surpreendeu pela fala dele, a gente acabou sabendo pelo Vini que ele acabou pedindo ingressos esses dias para ver nosso jogo, não bate com o que foi falado. É uma surpresa ouvir isso vindo dele, mas não concordo, estando aqui dentro vejo a entrega em todos os dias.
A Seleção fez dois amistosos nos Estados Unidos antes da estreia na Copa América. Primeiro, venceu o México por 3 a 2, com gols de Andreas Pereira, Gabriel Martinelli e Endrick. Contra os donos da casa, ficou no 1 a 1, com gol de Rodrygo. O time faz sua estreia contra a Costa Rica na segunda, dia 24.