O russo Daniil Medvedev foi derrotado pelo australiano Alex de Minaur, 11º da lista da ATP, nesta segunda-feira (3) e se despediu do torneio de Roland Garros nas oitavas de final. O torneio francês segue sendo o único Grand Slam, onde o tenista número 5 do mundo jamais chegou a uma semifinal sequer.
De Minaur fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2, 6/1 e 6/3, em duas horas e 50 minutos na quadra Suzanne Lenglen. Desta forma, ele chega às quartas de final de Roland Garros pela primeira vez na carreira. Será somente a segunda vez que o tenista de 25 anos disputará esta etapa em um Grand Slam. A anterior aconteceu no US Open de 2020, quando ele perdeu para o austríaco Dominic Thiem, que viria a se tornar campeão.
— Não acreditava que chegaria às quartas aqui, porque nestes últimos anos não joguei bem no saibro — comentou um sincero De Minaur, que em Paris tem apenas dois sets perdidos em quatro partidas
Medvedev precisou de atendimento médico devido a uma bolha no pé direito durante o segundo set e na sequência foi dominado pelo australiano.
O russo, cujo melhor resultado no Grand Slam parisiense foi chegar às quartas de final de 2021, começou dominando a partida, impondo ritmo nas trocas de bola e movimentando o adversário para fechar o primeiro set.
No segundo, com 3-2 no placar, o russo chamou o médico para tratar a bolha no pé direito. Este momento mudou o retrato do jogo, já que De Minaur venceu os sete games seguintes.
Medvedev começou a acumular erros e foi atropelado no terceiro set, enquanto o australiano soube aproveitar o momento para se colocar em vantagem até o final do duelo. Esta foi apenas a terceira vitória de De Minaur em nove confrontos com o russo.
Nas quartas, o australiano vai enfrentar o ganhador da partida entre o alemão Alexander Zverev e o dinamarquês Holger Rune.
* AFP