O tenista italiano Jannik Sinner fez seu primeiro jogo como número 1 do mundo nesta terça-feira (18), com vitória sobre o holandês Tallon Griekspoor (27º) na primeira rodada ATP 500 de Halle, na Alemanha, torneio disputado na grama e preparatório para Wimbledon.
Sinner fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (8), 6/3 e 6/2, em duas horas e 19 minutos de partida. O italiano de 22 anos, semifinalista em Roland Garros, teve muito trabalho em seu retorno às quadras depois de dez dias de descanso.
Após perder a primeira parcial no tie break, reagiu na segunda quebrando o serviço de Griekspoor no quarto game, até finalmente se impor no set decisivo.
Campeão do Aberto da Austrália em janeiro, Sinner vai enfrentar na segunda rodada em Halle o húngaro Fabian Marozsan (45º), que eliminou o russo Roman Safiullin.
Quem começou bem foi o atual campeão do torneio, o cazaque Alexander Bublik. Número 7 na lista de favoritos, ele derrotou o australiano Max Purcell por 2 a 0, parciais de 7/6 (10 e 6/4 e nas oitavas de final vai enfrentar o norte-americano Christopher Eubanls, que fez 6/3 e 6/2 no espanhol Pedro Martínez.
Vice-campeão em 2021 e 2023, o russo Andrey Rublev acabou eliminado na estreia. O cabeça de chave número 4 foi derrotado pelo norte-americano Marcos Giron em sets diretos, parciais de 6/4 e 7/6 (5).
Segundo favorito ao título e finalista em 2016 e 2017, o alemão Alexander Zverev passou pelo compatriota Oscar Otte, de virada, parciais de 6/7 (5), 6/3 e 6/4 e enfrentará o italiano Lorenzo Sonego na próxima rodada.
Outro cabeça de chave que se classificou para as oitavas foi o grego Stefano Tsitsipas, que venceu o alemão Henri Squire por 7/6 (7) e 7/6 (2). Agora, o número 6 do torneio irá enfrentar o vencedor do duelo entre o italiano Luciano Darderi e o alemão Jan-Lennard Struff.
* AFP