Estão abertas as inscrições para a Taça das Favelas, campeonato que tem a segunda edição no Rio Grande do Sul em 2024. Podem participar equipes de favelas, periferias e subúrbios.
Interessados podem se inscrever até 5 de julho pelo site do evento. A competição aceita times com integrantes de 14 a 17 anos na categorias masculina e acima de 15 anos no feminino.
As equipes inscritas precisam estar nas cidades participantes: Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Esteio, Eldorado do Sul, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço, Sapucaia do Sul, Torres, Tramandaí e Viamão. A realização da Taça das Favelas é da Central Única das Favelas (Cufa) e tem o apoio da RBS TV.
Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, a competição mobilizou 540 times e mais de 6 mil atletas em 2023. Na final da categoria masculina, o Grêmio Esportivo Municipal, de Montenegro, bateu o River da Estalagem, de Viamão, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Já na feminina as Serranas, de Porto Alegre, levaram a melhor sobre as Boleiras FC, de Ijuí, ao vencer pelo placar de 1 a 0.
As decisões ocorreram no no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, e foram transmitidas pela RBS TV. As campeãs conquistaram vagas para representam o Estado na fase nacional da Taça das Favelas, em São Paulo.